Depois de dois anos o evento volta a acontecer unindo celebrações religiosas e atividades festivas

A tradicional Festa de Nossa Senhora da Piedade toma conta do distrito de Igarapé do Lago, no município de Santana, desde quarta-feira, 22 de junho e vai até o dia 10 de julho, domingo, com a derrubada do mastro.
Depois de dois anos a festa da santa volta a acontecer de forma presencial, unindo celebrações religiosas e atividades festivas. O Governo do Estado apoia o evento, que valoriza a cultura amapaense e movimenta a economia local ao atrair visitantes para o distrito.
No primeiro dia, houve reunião das comissões, peregrinação da imagem da Santa, novena, folias e batuque. Mas o ponto alto dos festejos acontecerá no sábado, dia 9 de julho, data da missa solene, que precede as folias. Neste dia, também haverá recepção às autoridades e promesseiros, a procissão da Meia Lua com as barcas, almoço e apresentações de batuque.
A expectativa do presidente da União Folclórica do Igarapé do Lago (Ufil), Jackson Abreu, é que essa retomada da tradição seja em grande estilo, devido à volta das atividades presenciais.
Este ano, a Festa de Nossa Senhora da Piedade de Igarapé do Lago completa 154 anos, Realizada desde 1868 quando o casal de ex-escravos Custódia e Marçal Macedo, começaram as celebrações.
A tradição preserva práticas culturais muito antigas, como as novenas, as folias religiosas, batuque, procissão fluvial e baile popular.
O evento conta com apoio das Secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Comunicação (Secom) e da Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Feppir-Fundação Marabaixo).

A procissão da meia lua com as barcas é ponto alto dos festejos e este ano acontece no dia 9 de julho, sábado. (Foto: Gabriel Penha/Fundação Marabaixo/ Arquivo).