O senador Davi, o governador Waldez e o prefeito Bala Rocha estiveram presentes ao lançamento.

O Carnaval de Santana, carnaval fora de época, ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro; sexta, sábado e domingo. (Fonte: Edem Pacheco-Com/PMS)

No final da semana que passou aconteceu a oficialização do Convênio firmado entre o Governo do Estado do Amapá com contrapartida do município de Santana.
O município de Santana e o governo do Estado do Amapá lançaram, na quinta-feira, 16, as edições dos Projetos Diversidade Cultural, Santana Cidade Junina e Carná Santana.
“Esse momento é muito importante para nosso município, e o que não posso deixar de falar é da parceria entre o Governo do Estado, o Senado e a Prefeitura de

Santana para a realização desses projetos, após dois anos sendo realizado apenas por lives. Com essa nossa parceria podemos, juntos, dar esse fomento para a cultura e para os fazedores dela,” destacou Sebastião Bala Rocha, prefeito de Santana.

Na ocasião, aconteceu a oficialização do Convênio de R$ 1.178.000,00 firmado entre o Governo do Estado do Amapá (R$ 1.000.000,00) e Prefeitura Municipal de Santana (178.000,00 de contrapartida), e contou com a articulação do senador Davi Alcolumbre. O Convênio foi firmado pelo GEA/PMS, através da Secretaria de Estado da Cultura – Secult.
“Essa é mais uma entrega de um projeto que é fruto de uma parceria fundamental para os governos, a agenda cultural é mais uma valorização do nosso governo e sempre daremos apoio e suporte aos artistas do nosso estado”, disse o governador do estado, Waldez Góes.
Estão inclusas nas programações da quadra Junina de Santana terreirões e grupos de quadrilhas, além de outras programações culturais e artísticas, com o intuito de aquecer a economia do município, além de fomentar uma grande quantidade de artistas, produtores culturais, entre outros, num circuito de eventos, que foram impactados no período da pandemia da Covid-19.
O projeto Diversidade Cultural, desde a primeira edição, é uma conquista da classe artística santanense, através da ACAC, que foi abraçado pelo governador Waldez Góes, pelo prefeito Bala Rocha e pelo senador Davi Alcolumbre.
“É tão bom vermos os movimentos culturais felizes, ansiosos e aguardando esse momento. Santana é um ‘caldeirão cultural’, e estamos vendo isso aqui expressado nesses projetos. Participei de várias reuniões com os representantes culturais e, hoje, estamos trazendo uma resposta através desses convênios”, destacou o senador Davi Alcolumbre.


Este ano a quadra junina santanense será realizada dentro do projeto Diversidade Cultural, que iniciou na sexta-feira, 17, e segue até o dia 6 de agosto de 2022.
Ainda dentro do calendário do projeto Diversidade Cultural, ocorrerá a festividade denominada Fé e Tradições, onde a Prefeitura de Santana dará apoio às tradicionais festas religiosas do município. Já o Carná Santana, carnaval fora de época, ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de setembro.
“É um momento de alegria, estávamos na expectativa da volta dos terreirões na cidade; sabemos que além de nós, fazedores da cultura, os vendedores ambulantes também são beneficiados nesse momento. Agora é momento de comemorarmos”, disse Tio Gigante, o fundador do tradicional Forrozão do Tio Gigante.