Estratégia busca inserir nas produções locais materiais modificados e mais resistentes ao ataque de pragas.

O Programa Reniva chegou ao município de Amapá com técnicas de clonagem de manivas-semente para tornar a produção agrícola mais resistente às pragas.
A estratégia é coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (SDR) com objetivo é implantar 30 bancos clonais de manivas-sementes pelo Amapá, potencializando a agricultura local.
É a segunda etapa do programa, que trouxe 200 mil sementes-maniva para o estado no final de maio. Essa quantidade permitirá a formação de bancos clonais, criando uma cadeia de sementes com maior qualidade genética. Parte desses bancos já foi instalada na comunidade de São Pedro dos Bois, zona rural de Macapá. O Reniva Amapá conta com investimentos específicos de R$ 800 mil.
O programa tem como foco propiciar aos agricultores/produtores, a disponibilidade das variedades, e um cultivo com maior produtividade e capacidade de convivência com as intempéries climáticas.
Trata-se de uma parceria que envolve a Embrapa e o campus Região dos Lagos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), que também atende aos municípios de Tartarugalzinho, Pracuuba e Calçoene. O trabalho conta com apoio das prefeituras.
O município de Amapá é o primeiro local fora da capital a receber o plantio de um hectare das sementes. Com o período de chuvas ainda intenso no interior, as manivas-sementes começam a brotar e a virar mudas em, no máximo, 10 dias e a possibilidade de colheita inicia em cerca de 12 meses. Em Amapá, a partir de 2023 será possível atender mais de 100 produtores rurais com as sementes produzidas na área usada como banco clonal.

Apoio à pesquisa científica
A professora e coordenadora do curso de Agronomia da Ueap, Alana Soares, detalha que a instalação dos bancos cumpre dupla função na comunidade: será importante para a formação dos acadêmicos e vai assegurar orientações aos produtores locais.
A área de trabalho terá um plantio consorciado entre manivas e açaí. Antes da plantação, o solo foi arado e recebeu insumos. O técnico da SDR, Fábio Santos, explica que a estratégia de plantio é específica para minimizar as falhas do processo.

Bancos clonais
O Programa Reniva é desenvolvido desde 2021 no Amapá e, agora, está na segunda etapa. Nesta fase, serão implantados bancos clonais em Macapá (Parque de Exposições da Fazendinha, Campos Embrapa/AP (KM 42), Mazagão, Tartarugalzinho, Amapá, Laranjal do Jari; além de produtores âncoras dentro do Programa de Produção Integrada de Alimentos (PPI).

O município de Amapá é o primeiro fora do município da Capital a receber o plantio das sementes modificadas. (Foto: Halanna Gama).