São quase 11 mil metros quadrados de área onde será construído um moderno prédio com 380 leitos ao custo de R$ 119 milhões já garantidos pelo senador.
Já dá para se ter ideia do tamanho da área onde será construído o novo pronto socorro de Macapá. São quase 11 mil metros quadrados de área (10,9 m2) disponibilizados para a execução do projeto, depois do entendimento com a área patrimonial do Exército Brasileiro e que contou com o apoio decisivo das autoridades militares sediadas neste Estado.
Além de ser uma das maiores conquistas contemporâneas da população do Estado que já conta com mais de 877 mil habitantes, sendo que só no município da capital do Estado moram 522.357 pessoas, segundo IBGE/2021.
O município de Macapá, com esta população, nesse item, supera o total da população do município de Florianópolis (SC), o que torna absolutamente adequada a preocupação do senador Davi, cujo mandato já garantiu R$ 119 milhões para a construção desta importante unidade de saúde. Afinal, depois de 50 anos a população pode dizer que foi ouvida.
A área escolhida para a construção do prédio do novo pronto socorro de Macapá fora ocupada, no início das atividades do Território Federal, pela Vila Militar, que fica atrás do Hospital de Emergência Oswaldo Cruz.

Construção do HU
O Hospital Universitário (HU), construído em área de propriedade a da Universidade Federal do Estado do Amapá (Unifap), destinada à expansão da universidade, também começou com um sonho e hoje é uma realidade, com funcionamento programado para evoluir segundo um cronograma apresentado pela Unifap e que foi viabilizado graças ao empenho do senador Davi e de toda a bancada federal do Amapá, em Brasília, e que, durante a pandemia da Covid-19, se tornou no principal local para receber os pacientes que, no auge da doença, lotaram todos os hospitais públicos do Brasil e, aqui, o HU foi de grande importância no socorro dos pacientes amapaenses e aqueles vindo das ilhas do Pará.

Essa maquete dá ideia, em três dimensões, de como e onde vai ficar o novo pronto socorro de Macapá. (Foto: SelesNafes.com)