Josiel Alcolumbre – Jornalista

Até o dia 5 de agosto, sexta-feira da semana que vem, os partidos políticos registrados no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá (TRE/AP) terão prazo para realizar as suas respectivas convenções e indicar os seus candidatos para os cargos que estarão em disputa em outubro.
Republicanos, PTB, MDB, PP e PSB já realizaram as reuniões de convenção e já definiram os candidatos que lançarão e aqueles que serão apoiados pelo partido, fazendo ou não coligação para as eleições majoritárias.
Com relação às eleições proporcionais, os partidos não poderão coligar e terão que apresentar as respectivas nominatas com até 9 candidatos, no caso de deputado federal, e de até 25 candidatos no caso de deputado estadual.
Os partidos que formaram federação dentro do prazo previsto na lei e registraram a composição junto ao TSE, sabem que a federação vale para todo o mandato, isto é, os partidos permanecerão federados mesmo depois de concluída a apuração e assim permanecerão até o final do mandato, atuando como se um só partido fosse na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.
Já confirmaram para o dia 28 de julho, quinta-feira, as suas respectivas convenções o Solidariedade, o PL e o União Brasil. Para o dia 30, o PSC e o PSTU, assim como o PSD já comunicou que realiza a convenção no último dia, 5 de agosto.
Os partidos que ainda não comunicaram as suas convenções devem fazê-lo no começo desta semana, uma vez que há prazo para que a convocação esteja publicada ou afixada no TRE.