Em 2021 e 2022 a Covid-19 foi fator preponderante em todo o Brasil, inclusive no Amapá, para a não realização das festas.
Depois de cancelados, em 2021 e 2022, o próximo Carnaval oficial, esperam as escolas de samba, deve acontecer normalmente em suas datas tradicionais. Com isso, o Carnaval de 2023 cairá entre os dias 18 (sábado) e 21 de fevereiro (terça-feira).
Voltando aos seus dias tradicionais, os desfiles das escolas de samba devem acontecer da seguinte forma:
Sexta-feira, dia 17/02 – desfile de blocos
Sábado, dia 18/02 – desfile das escolas de samba do 1.º Grupo
Domingo, dia 19/02 – desfile das escolas de samba do Grupo Especial
Segunda-feira, dia 20/02 – desfile de blocos
Terça-feira, dia 21/02 – Apuração dos resultados.

A Liga das Escolas de Samba do Amapá se prepara para uma grande festa. (Foto LIESA).

O Carnaval de 2021 – ou pelo menos as atividades tradicionais da festa – foi cancelado em todo o país por causa da pandemia de Covid-19. Algumas prefeituras chegaram a dar como certa a realização dos festejos em fevereiro de 2022, mas um novo pico de casos entre dezembro e janeiro, da variante Ômicron do vírus, forçou o adiamento para abril dos desfiles das escolas de samba. No Amapá, o desfile foi simplesmente cancelado.
Nesse momento Macapá e os demais municípios do estado anota um quase surto de Covid-19, mesmo assim as autoridades de saúde estão empenhadas em enfrentar as ocorrências adotando as medidas que foram eficazes em 2020 e 2021.
Se o surto for debelado satisfatoriamente, implicando na queda dos casos de Covid-19, as escolas de samba poderão voltar ao planejamento normal, com o calendário prevendo lançamentos de enredo e disputas de samba ao longo do ano, entre outras atividades.