A convenção que oficializa as candidaturas ao governo do Amapá, do ex-prefeito Clécio Luís (Solidariedade) e a reeleição do senador Davi Alcolumbre (União Brasil) aconteceu ontem, quinta-feira, na rua Araxá, em frente ao rio Amazonas. Coligação “Amapá para Todos” é o nome da coligação Clécio/Davi.

NOME
A escolha de um nome para uma coligação é um dos pontos sensíveis de uma campanha, uma vez que se trata de vários partidos e um slogan e, para agradar a todos, não é fácil alcançar consenso. Amapá para todos reforça um propósito da campanha que é a conquista horizontal e para todos da melhoria da qualidade de vida.

FRASE DE EFEITO
“Davi. Trabalhou muito e vai fazer muito mais” é uma frase de efeito que está sendo repetida por aliados, mas também por eleitores que, mesmo ainda não tendo votado em Davi, avalia o trabalho dele como muito positivo e o elege como aquele político que foi ao Senado e não se escondeu. Trabalhou muito!

NÃO CONVENCEU
As explicações dadas pelo prefeito da Capital, ato seguinte à comunicação de que Gilvan Borges (MDB) não seria mais o vice que o Jaime Nunes (PSD) queria. Por falta de jogo de cintura do candidato ao governo (Jaime), o prefeito Furlan (Cidadania) foi o encarregado de dar a notícia para o Gilvan e para os eleitores. Um gol contra!

MISTÉRIO
Ainda continua um mistério o que os convencionais votaram e aprovaram na convenção MDB que indicou o presidente estadual do partido para ser o vice na chapa do PDS. Segundo fontes seguras, o que contradiz o ex-senador Gilvan, não havia sido acertado nada nesse sentido. Acontece que a ordem do dia fica na mão do presidente do partido e, no caso do MDB, na mão do presidente Gilvan.

PRIMEIRO TURNO
São grandes as chances de o governador do Estado ser conhecido depois de apurado o primeiro turno de votação, quando são esperados, na eleição para governador, serem apurados 455.034 votos válidos, isto é, descontando a abstenção, os votos brancos e os votos nulos. Estão aptos a votar 550.687 eleitores.