O Tribunal de Justiça do Amapá – TJAP, considerando o aumento preocupante de casos de contágio de Covid-19 na cidade de Macapá diariamente divulgados pela imprensa, considerando que a prevenção é medida eficaz no combate à contaminação, baixou portaria administrativa, retomando as medidas acautelatórias que começaram no dia 15 de julho, na sexta-feira passada.

NO OUTRO PONTO
No outro ponto o prefeito de Macapá incentiva a aglomeração na execução de um projeto que incentiva a aglomeração sem qualquer ressalva de pré-testes ou medidas de proteção contra a Covid-19 que volta a ganhar fôlego. Os casos de acometimento de Covid-19 crescem sem qualquer controle e já voltam a preocupar toda a população.

ELEITORADO AMAPAENSE
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, na sexta-feira, o total de eleitores aptos a votar nas eleições de 2022 em todo o Brasil. No Estado do Amapá são 550.687 eleitores. Esse número supera todas as expectativas. Os dirigentes de partidos esperavam um número menor que esse. Agora vão ter que refazer as contas.

MACAPÁ
Com 311.547 eleitores o município de Macapá detém mais da metade do eleitorado do estado chegando a 56,57% dos eleitores aptos. Santana, com 83.411 eleitores aptos tem o segundo colégio eleitoral e chega a 15,15% de todo o estado. Segue Macapá e Santana o município de Laranjal do Jari, com 5,27% e Oiapoque com 3,86%.

LUGAR BONITO
Depois de dois anos de projeto a obra do Lugar Bonito foi iniciada no final de 1999 e teve a primeira parte (lado sul da fortaleza de São José e o espaço entre a fortaleza e o trapiche Eliezer Levy) inaugurado em 2006. Desde aquela data são feitas intervenções para a conclusão da obra. Em 2020 foi readequado o projeto, feita a licitação. Em 2021 feito o contrato e dado ordem de serviço. Ainda em 2021 encomendada a readequação do projeto e a obra, outra vez, está com o tapume escondendo a realidade.

PISO SALARIAL
O senador Davi Alcolumbre (União-AP) vibrou com a promulgação da PEC do piso da Enfermagem (PEC 11/2022). Davi foi relator da matéria no Senado Federal, colocando um ponto final em uma matéria que se arrastava por anos e que, finalmente faz jus a uma das classes mais operosas do serviço público e privado de saúde.