Rodolfo Juarez

Uma etapa importante do Calendário Eleitoral de 2022 foi cumprida, esta semana, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao divulgar o número de eleitores aptos a votar em outubro.
Foram contados 550.687 eleitores aptos a votar no dia 2 de outubro, no Estado do Amapá. Com esse número houve um aumento absoluto de 38.863 eleitores aptos e um aumento relativo de 7,59%, quando comparado com as eleições de 2018.
O número surpreendeu muitos dirigentes de partidos aqui pelas terras tucujus que esperavam um número não superior a 535 mil eleitores aptos, mesmo assim o aumento relativo no número de eleitores é o menor das últimas três eleições gerais: de 2010 para 2014 o aumento foi de 8,32%; de 2014 para 2018 o aumento foi de 12,39% e o aumento de eleitores no período de 2018 a 2022, confirmando, foi de 7,59%.
Do número de eleitores aptos serão descontados os eleitores faltantes (abstenção), os eleitores que votam em branco e os eleitores que votam nulo gerando a quantidade de votos perdidos, ou seja, os votos que foram descartados pelos próprios eleitores, sendo a parcela maior daqueles que nem comparecem para votar no dia da votação e aquelas que comparecem e votam, mas, em branco ou anulam o voto.
A soma dos eleitores que não comparecem e, por isso não votam, com aqueles que comparecem e votam em branco ou nulo, produz uma quantidade chamada de votos perdidos, ou seja, votos que não serão computados para candidatos.
Os votos computados para os candidatos são chamados votos válidos e são obtidos da diferença entre o número de eleitores habilitados menos os votos perdidos (abstenção + votos em branco + votos nulos).
Nas eleições proporcionais (deputado federal e deputado estadual) o número de votos válidos é o que define o quociente eleitoral (QE). O quociente eleitoral é obtido a partir da divisão pelo número de vagas oferecidas.
No caso do Estado do Amapá que elege 8 deputados federais e 24 deputados estaduais as divisões são por 8, para deputado federal e por 24 no caso dos deputados estaduais.
As eleições ditas majoritárias são: para senador da República, governador de Estado e para presidente da República.
Para governador e para presidente há a possibilidade de ser realizado um segundo turno de votação, caso nenhum dos candidatos atinja a marca de 50% + 1 voto.
No caso de não atingimento deste número necessário, então haverá segundo turno de votação que está marcado para o dia 30 de outubro, quinto domingo daquele mês.