Josiel Alcolumbre – Jornalista

A população macapaense já começa a desconfiar da capacidade administrativa do seu prefeito, considerando a quantidade de problemas que estão sendo “jogados para debaixo do pano”.
Agora mesmo, depois que resolveu apoiar o pré-candidato do PSD ao governo do estado, sabe-se lá por que, não está havendo limites para escamotear situações que estão sendo praticadas na atual gestão, mesmo sabendo das dificuldades que um empresário da saúde privada teria para conduzir as unidades de saúde pública que são responsabilidade da administração municipal.
Depois de mandar fechar diversas unidades de saúde do município, alegando que estavam em programa de reforma, agora não sabe, sequer, dizer por que não começam as tais reformas, mantendo um improviso injustificável na quadra de esportes do bairro Santa Inês, que virou o principal ponto de atendimento, mesmo sem as condições mínimas exigidas para um local onde se pretende iniciar a prevenção das doenças.
A medida extrema de fechamento de unidades de saúde do município, algumas cuidando de um público específico, deixou os que pretendem atendimento de saúde completamente fora de rota. Esses pacientes são encaminhados para endereços distantes dos das suas moradias.
A opinião, inclusive dos que, costumeiramente, precisam das unidades de saúde, é de que houve colapso no abastecimento de medicamentos e correlatos, pegando a administração municipal e, logicamente o prefeito, fora de posição, ou seja, sem condições para repor o material que há muito não faltava nas unidades de saúde de Macapá, fato que favorecia os pacientes, moradores daqui.
Hoje a população tem uma escala ruim de profissionais médicos, fato que prejudica o atendimento, aborrece os que necessitam da consulta médica e, também, aqueles que estavam contando com a existência dos medicamentos nas farmácias públicas do município.
Esse tempo parece que ficou com a administração anterior.