Josiel Alcolumbre – Jornalista
Ontem, dia 30 de junho, foi o dia das despedidas dos pré-candidatos, apresentadores de rádio e televisão, em obediência à Lei das Eleições n.º 9.504/97, que foi atualizada por Emenda Constitucional e autoriza os administradores de rádio e de televisão determinando que, desde quinta-feira (dia 30/06), as emissoras de rádio e de televisão não podem mais veicular programas apresentados ou comentados por pré-candidato às eleições de 2022.
Em caso de descumprimento, a multa pode variar entre R$ 21.282,00 e R$ 106.410,00 para a emissora, duplicada em caso de reincidência. Além disso, a candidatura do apresentador é revogada. A regra vale tanto para as eleições proporcionais quanto para a majoritária.
Aqui no Amapá, um dos mais lembrados pré-candidatos que seja apresentador de programa (FM 101,9) é o pré-candidato a deputado estadual Carlos Lobato.
Os apresentadores, portanto, tiveram até ontem, quinta-feira, para se afastar, se quiserem concorrer nas eleições. É o caso de José Luiz Datena, que anunciou sua despedida do comando do programa Brasil Urgente, na TV Bandeirantes, para esta quarta-feira (29). Ele pretende concorrer ao Senado pelo PSC, de São Paulo.
Datena afirmou, em entrevista a jornais do Sul do país, que não vai ser o seu último programa: “Quero fazer muitos na minha vida ainda. Mas vai ser o último dessa série”.
Também se afastou o apresentador Adrilles Jorge, da rádio Jovem Pan. Ele comunicou sua saída à direção da emissora, e confirmou, que concorrerá a uma vaga de deputado federal por São Paulo.