Josiel Alcolumbre – Jornalista
Depois do pedido de registro das candidaturas para as disputas das eleições regionais de 2022, estamos em pleno período dos julgamentos à espera do deferimento dos pedidos realizados.
De vez em quando um boato tira do sério um dos requerentes de registro de candidatura, redobrando a preocupação e exigindo defesa de direitos. A alegação mais comum do analista é de o pedido não atender condições previstas em lei para a disputa das eleições do dia 2 de outubro.
Como todos têm o direito e o dever de defender os seus direitos, é instalado uma lide até que se chegue a uma decisão. Ocorre que muitas das vezes essa decisão, considerando a complexidade de cada caso, pode não ser oferecida até o dia da eleição e, nesse caso, é possível a apuração de prejuízos insanáveis.
É importante cada filiado que foi escolhido, em convenção, pelo seu partido permanecer atento e acompanhando o seu processo uma vez que ainda há muito que fazer até o deferimento de sua candidatura ser efetivado.
A propaganda no rádio e na TV começa no dia 26 de agosto e, até lá, é importante, para cada candidato, que tudo esteja liberado com relação à sua condição de disputa, podendo centrar as suas preocupações apenas e tão somente, na campanha para a conquista dos votos.
Afinal, estão inicialmente dispostos a fazer a campanha 542 candidatos aqui no Estado do Amapá e a novidade do financiamento público da campanha e as condições da distribuição dos recursos, também merecem a atenção de cada candidato.