A Bandeira Nacional, o principal símbolo da República Brasileira recebeu o destaque entre os pequeninos.
A dificuldade dos professores em conquistar o apoio de alunos têm deixado as escolas de Ensino Fundamental e as escolas de Ensino do 2.º grau sem possibilidade de um diálogo social mais profundo e que possa contribuir para melhorar os resultados que a sociedade espera dessas unidades de ensino.
Por outro lado, mesmo lutando com grandes dificuldades, as professoras e os professores, que são chamados de tios, se esforçam para entregar aos seus alunos de primeira infância os fundamentos cívicos, não perdendo a oportunidade das comemorações da Independência do Brasil.
São apresentados aos pequenos estudantes os principais símbolos da República como o Brazão, a Bandeira e, na primeira oportunidade, o Hino Nacional.
Uma cruzada expontânea que demonstra o compromisso com a Pátria e as pessoas que, não demora muito, integrarão de forma efetiva e contribuitiva, a sociedade que está contaminada por desafios que precisam ser domados para que a paz possa ser a referência entre as crianças.
Para o sistema público educacional essas escolas infantis estão invisíveis uma vez que não é capaz de atender às necessidades das famílias que não chegam a se consolidar acumulando problemas que saem mais caros para o próprio Poder Público.
Na faculdade os professores da escola infantil recebem as orientações para serem desenvolvidas e essa prática chega ao máximo com as “tias” que tomam conta de crianças entre 3 e 6 anos.