Josiel Alcolumbre – Jornalista
O dia seguinte ao das eleições regionais e nacional serve para fazer o balanço de uma campanha sempre muito difícil, mas que reflete bem a vontade da maioria do eleitorado amapaense.
Uma questão importante a considerar é a empatia entre o eleitor e a campanha e entre o eleitor e o candidato. Cada vez mais bem informado e cada vez mais consciente de suas responsabilidades busca, o eleitor enxergar o que é melhor para todos, mesmo tendo as suas dificuldades específicas.
Os adversários de campanha devem compreender que, passada a própria campanha política, é importante que todos se voltem para as necessidades do Estado, compreendendo que o objetivo não alcançado, muitas vezes colocando a culpa no eleitor, quando, em verdade, são atitudes políticas e pessoais que acabam prejudicando os resultados.
O trabalho do senador Davi durante os oito anos de mandato exercidos no Senado da República foi, indiscutivelmente, o responsável pela resposta do eleitor que, chamado para avaliar o desempenho, chegou à conclusão de que o trabalho precisa continuar.
O mesmo se pode dizer do governador eleito no primeiro turno, Clécio Luiz, que desde quando deixou a prefeitura municipal de Macapá, dedicou-se em criar ambientes próprios para o enfrentamento de uma campanha desse porte e, como primeira decisão entendeu que planejar a campanha e administrá-la juntamente com o senador Davi era o melhor caminho na conjuntura que se apresentava.
A maioria do eleitorado amapaense compreendeu o cenário, elegeu os dois, que agora podem avaliar que o planejamento e a estratégia foram vitoriosos.
Parabéns para o eleitor, para os trabalhadores da campanha e para os eleitos em um domingo memorável.