Na justificativa do presidente do TRE – AP a homenagem é um reconhecimento à equipe por ter o Tribunal alcançado o nível de Excelência no índice de governança de tecnologia.
A equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, TRE-AP, juntamente com seu secretário, Emanoel Flexa, acompanhou a 25° sessão administrativa quando foi proposto pelo presidente do TRE-AP, desembargador Gilberto Pinheiro, a portaria de elogio.
A homenagem é um reconhecimento pelo Tribunal ter alcançado o nível de Excelência no Índice de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário, iGovTIC-Jud, obtendo média 86,09, um aumento de 33,61% em relação ao ano de 2021. O índice foi criado pelo Conselho Nacional de Justiça, CNJ, para avaliar e acompanhar a Governança, Gestão e Infraestrutura de TIC dos órgãos do Poder Judiciário.
O TRE-AP alcançou o nível de Excelência, o que corresponde ao nível máximo de maturidade. A pontuação também é computada para o Prêmio CNJ de Qualidade, iniciativa que reconhece o trabalho dos tribunais. Com o resultado, o TRE-AP já atingiu a meta prevista para 2026.