Josiel Alcolumbre – Jornalista
Os eleitos e reeleitos já estão sabendo que o Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Amapá (TRE-AP) marcou para o dia 19 de dezembro, segunda-feira, a solenidade de diplomação dos reeleitos e dos eleitos no pelito realizado no dia 02 de outubro deste ano.
O momento da diplomação encerra o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral referente às eleições de 2022, restando apenas e tão somente aqueles que ainda não concluíram a sua prestação de contas com relação aos gastos de campanha e, principalmente, à aplicação dos recursos do Fundo Eleitoral de Campanha.
O governador e o vice-governador tomam posse logo nas primeiras horas do dia 1.º de janeiro de 2023, domingo, e são os primeiros a assumirem os cargos para os quais foram eleitos. Aqui no Estado do Amapá a posse acontecerá de madrugada.
Os parlamentares da legislatura que se encerra ficarão no cargo até o dia 31 de janeiro, quando os reeleitos e os eleitos em 2022, no dia seguinte, 1.º de fevereiro, tomam posse e têm que participar de uma das mais importantes votações, aquela que define quem vai ser o presidente do Senado e da Câmara Federal.
Como na Câmara Federal, a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá e todas as outras 25 dos demais estados brasileiros, serão realizadas a eleição para presidente e demais membros da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
Nesse momento são intensas as negociações para a definição dos membros da Mesa Diretora de cada uma das Assembleias Legislativas, como da presidência das principais comissões e, entre elas, a Comissão de Constituição e Justiça de uma daquelas Casas.