A façanha foi da Croácia que, na sequência perdeu para a Argentina e deu adeus à competição.
O Brasil foi eliminado precocemente da Copa do Mundo de 2022. O jogo da eliminação aconteceu no Estádio da Cidade da Educação, quando empatou com a Croácia em 1 a 1 no tempo normal e foi eliminado nas cobranças de penalidades máximas. Neymar, autor do gol brasileiro no tempo normal, nem teve oportunidade de bater a penalidade, uma vez que estava escalado para dar o último chute da marca penal.
Na sequência a Croácia perdeu para a Argentina que joga hoje contra a França, em jogo válido pelas semifinais.
Recordando o jogo do Brasil
A primeira chegada perigosa na partida foi croata. Aos 12 minutos de jogo, Juranovic avançou em velocidade e tocou para Pasalic, que cruzou na área. O atacante Perisic até teve a oportunidade, mas não conseguiu finalizar para o gol.
Aos 23 minutos, o volante Casemiro recebeu na entrada da área e bateu para o gol. A bola desviou na defesa croata e acabou saindo pela linha de fundo.
Aos 29, foi a vez de Perisic receber boa inversão do lado esquerdo e tentar a finalização. A bola acabou indo por cima do gol de Alisson.
A Seleção Brasileira pressionou até os acréscimos em busca o primeiro gol, mas o 0 a 0 levou a partida para a prorrogação.
O Brasil foi abrir o placar aos 15 minutos do primeiro tempo da prorrogação. Neymar fez boa tabela com Lucas Paquetá, driblou o goleiro e chutou para marcar o 1 a 0.
No segundo tempo da prorrogação, em rápido contra-ataque croata, Orsic recebeu na esquerda e cruzou para o centroavante Bruno Petkovic, que completou de primeira. A bola desviou no zagueiro Marquinho e enganou o goleiro Alisson.
Na disputa por pênaltis, Rodrygo e Marquinhos desperdiçaram suas cobranças. Vlasic, Majer, Modric e Orsic marcaram para a Croácia, que venceu as cobranças de pênaltis por 4 a 2.