A posse está prevista para durar 30 minutos, começando às 23h40 do dia 31 para alcançar a declaração de posse quando passar 10 minutos da meia-noite.
Segundo informações obtidas junto ao cerimonial que está organizando a solenidade de posse de Clécio Luis (Solidariedade) no cargo de Governador do Estado do Amapá, a solenidade, presidida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Kaká Barbosa,
O § 1.º do art. 117 da Constituição do Estado do Amapá define que o Governador e o Vice-Governador, prestarão, no ato da posse, perante a Assembleia Legislativa, o seguinte compromisso: “Prometo defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição do Estado, observar as leis e desempenhar com dedicação e honestidade o mandato que me foi confiado pelo povo amapaense”.
Antes, está programada para começar às 17h30 do sábado, dia 31 de dezembro, uma festa popular que vai até depois do horário estabelecido para a posse. A festa será realizada em frente à antiga catedral de São José, ao lado do Teatro das Bacabeiras, na Avenida Mário Cruz, no complexo da Praça Veiga Cabral onde está sendo montado um palco para a apresentação de diversos cantores e cantoras, além do primeiro discurso de Clécio Luís como governador do Estado.
Quando da posse, um telão está preparado no palco de apresentações, para retransmitir a solenidade de posse, conforme vontade do novo governador, que quer iniciar seu governo ao lado do povo.
Clécio vai participar, como convidado, da solenidade de posse do presidente da República do Brasil, que ocorre pela parte da tarde do dia 1.º de janeiro, em Brasília.
O governador Clécio, que venceu a eleição no primeiro turno de votação, é filiado ao Solidariedade (50) e tem 50 anos de idade, completados em 08/04/72. Tem como vice-governador na chapa vencedora o economista Antônio Teles Júnior, filiado ao PDT, com 39 anos, completados no dia 20/06/83.