A remuneração por serviço militar extraordinário está garantida por Decreto assinado pelo governador Waldez.
Está ativada, pela Polícia Militar do Amapá, desde terça-feira, dia 29, a Operação Papai Noel 2022, que intensifica o policiamento em áreas comerciais, corredores bancários e logradouros públicos de intenso fluxo de pessoas. As ações seguem até o dia 4 de janeiro de 2022.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Cel. Carlos Souza, o efetivo da operação é formado por aproximadamente 6 mil agentes, com um investimento que supera R$ 2 milhões para assegurar a ordem pública e a paz social em um dos períodos de maior fluxo financeiro e social do ano.
Segundo Carlos Souza, é a primeira vez que a Operação Papai Noel será realizada com a remuneração por serviço extraordinário militar, decretado pelo governador Waldez Góes em junho deste ano, e que assegura este importante reforço do trabalho operacional.
O secretário destacou ainda que a estratégia integra militares da Polícia Militar (PM/AP) e do Corpo de Bombeiros (CBM/AP), Grupo Tático Aéreo (GTA), Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP), Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além dos guardas civis e das companhias de trânsito dos 16 municípios do estado.
“Essa integração das forças de segurança assegura, mês a mês, a redução de crimes, resultados otimizados também com a consolidação de todos os investimentos já realizados pelo Estado e que envolvem tecnologia, viaturas, equipamentos táticos e, claro, a ampla cooperação das nossas polícias”, frisou o secretário da Sejusp.
O secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Teles Júnior, ressaltou os indicadores econômicos que reforçam a utilidade das ações preventivas neste período de aquecimento das atividades econômicas.
“Mais de R$ 1 bilhão são movimentados entre os meses de novembro e dezembro com os pagamentos, inclusive de 13º. É um valor que equivale a 5% do PIB do Amapá e vem acompanhado das datas de maior relevância no ano para os setores de comércio e serviços”, detalhou Teles Junior.
A comandante-geral da PM/AP, Cel. Heliane Braga reforçou que a Operação representa um importante incremento na segurança, contudo, o efetivo e as escalas para o policiamento regular executado em todos os municípios permanecem inalterados.
“Esta estratégia, de manutenção da atividade ordinária em conjunto com os reforços operacionais garantiu mais de 37% de redução dos crimes violentos ao longo de todo o ano de 2022 em comparação com o ano passado. É um resultado a ser celebrado por toda a sociedade e que demonstra a eficácia das forças de segurança do Amapá”, concluiu a comandante-geral.