Os materiais são destinados, emergencialmente, para o HE e, conforme demanda, para o Hcal e HCA.
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, já realizou diversos investimentos para a rede hospitalar do Amapá nesta primeira semana de gestão. Dentre os materiais adquiridos, estão 20 mil itens de correlatos e mais de 10 mil medicamentos.
Todos os insumos serão, emergencialmente, para o Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), e conforme a demanda, serão também distribuídos para o Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal) e Hospital da Criança e do Adolescente (HCA).
Os itens de correlatos incluem colchões, suportes de soro e equipo para seringa. Dentre os medicamentos, destacam-se soros, injetáveis, antialérgicos e antitérmicos. Todo o material foi comprado através do fundo rotativo do HE e corresponde a 15 dias de atendimentos na unidade de saúde.
Melhorias
Ainda nos primeiros dias de gestão, o HE recebeu diversas melhorias na parte física e laboratorial, entre elas, houve a instalação de centrais de ar na recepção, enfermarias e centro cirúrgico, substituição de janelas, calhas e pintura nas paredes.
O atendimento se tornou mais humanizado e otimizado com um fluxo rápido e acolhimento aos pacientes. Também houve aquisição de novos colchões, camas, suportes de soro, TVs, recuperação de macas, instalação de bebedouros e cadeiras individuais na recepção.
As mudanças seguem com recuperação de leitos, pintura, higienização do prédio, troca do telhado no prédio principal, e especialmente, recuperação de banheiros, que estavam interditados devido às péssimas condições de uso.
O trabalho segue com a previsão de um processo emergencial para compra de medicamentos e correlatos para todas as unidades do Estado. O objetivo da gestão é organizar novos processos para que todos os correlatos, medicamentos e mobiliários recebam abastecimento de forma contínua e a população não seja mais afetada com a falta de itens.