Os pequenos negócios aumentam consideravelmente a geração de empregos no país uma vez que são responsáveis por 60% dos quase 100 milhões desses empregos. Compreender que os micros e pequenos negócios ajudam a reduzir as desigualdades sociais é reconhecer a realidade que hoje prevalece no Brasil.
GERADORAS DE RIQUEZAS
As pequenas e micros empresas se tornaram as principais geradoras de riqueza no Comércio do Brasil e respondem por 53,4% do PIB (Produto Interno Bruto) deste setor. A participação dos micros e pequenos negócios no PIB da Indústria chega a 22,5%, índice que se aproxima da parcela do PIB gerada pelas médias empresas que foi, ano passado, de 24,5%.
DIA DE CAMPO
Na sexta-feira, dia 24, a equipe gerencial do Sebrae/AP esteve em um verdadeiro “Dia de Campo” na sede do município de Mazagão e no Distrito de Mazagão Velho. Houve reunião com o prefeito municipal e secretários da área, bem com dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Mazagão, tratando da participação do Sebrae/AP no processo.
NO INTERIOR DO MUNICÍPIO
A delegação do Sebrae/AP também esteve na Casa do Artesão, no sítio arqueológico, na Associação de Artesãos Maracá e Cunani em Argila e na Casa de Cultura Dona Oldacina, onde técnicos e direção do Sebrae/AP, tiveram oportunidade de dialogar com a comunidade sobre empreendedorismo e desenvolvimento.
FUSÃO & INCORPORAÇÃO
A movimentação partidária, visando as eleições municipais de 2024, quando serão eleitos no Estado do Amapá, 16 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 174 vereadores já começam a indicar preocupação para alguns dirigentes partidários. PTB e PATRIOTA anunciam fusão; o SOLIDARIEDADE anuncia incorporar o PROS; e o PODEMOS incorporar o PSC.
FALANDO EM ELEIÇÕES 2024
As datas para as eleições de 2024 já estão marcadas para o dia 6 de outubro (1.º domingo de outubro, e nos municípios com mais de 200 mil eleitores aptos, nos quais o candidato 1.º colocado no 1.º turno não atingir 50% dos votos válidos mais 1 voto válido, terá que enfrentar o segundo colocado em um segundo turno de votação.