Josiel Alcolumbre – Jornalista
O final da semana passada foi espetacular para todos aqueles que tiveram a oportunidade de participar da inauguração e entrega do Campus Avançado da Universidade do Estado do Amapá, construído na Região dos Lagos no Norte do Estado.
Projetado para atender 4 dos municípios amapaenses, sendo 2 do Norte e 2 do Centro do Estado do Amapá, o Campus vai levar educação superior àqueles moradores destes quatro municípios com a reconhecida qualidade dos cursos que são oferecidos pela Universidade do Estado do Amapá.
O entusiasmo com que aqueles que estavam presentes no momento da entrega e inauguração dos prédios, garante que o assunto é de relevante importância para os moradores daqueles municípios que, desde muito tempo, principalmente através dos seus representantes nas respectivas Câmaras de Vereadores e Assembleia Legislativa do Estado, como também dos escolhidos para prefeito de cada um dos municípios.
A verdade é que o Amapá começa a entender que o desenvolvimento do interior do Estado não será feito sem a disponibilidade da Educação Superior que terá a incumbência de melhorar os conhecimentos técnicos, tão importantes para o desenvolvimento rural sustentado de qualquer região.
O Brasil, principalmente o centro-sul, tem o reconhecimento mundial de ser pioneiro na utilização da tecnologia no campo, com a utilização de satélites para a comunicação e, mesmo, para executar o comando de máquinas que estão se tornando verdadeiros robôs.
Preparar esses técnicos para utilizar a terra se valendo de tudo o que já está disponível, em razão da tecnologia avançada, para aumentar a produtividade e possibilitar o controle da safra, é o grande objetivo.
Indiscutivelmente é um passo importante para, daqui a pouco, os produtores e os técnicos encarregados de cuidar do melhor aproveitamento da terra, darem também o grito de independência econômica.
O Campus da UEAP pode dar a resposta na necessária velocidade.