Confiança dos donos de pequenos negócios aumentou no 1.º trimestre do ano.
Durante o primeiro trimestre deste ano a confiança dos micros e pequenos empresários aumentou 3,9 pontos, de acordo com a Sondagem dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas.
O Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (IC-MPE) apresentou um ligeiro aumento de 0,1 ponto no último mês de março, de acordo com a Sondagem dos Pequenos Negócios, realizada mensalmente pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) o Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas apurou que foi atingido o patamar de 88,5 pontos. Março foi o terceiro mês consecutivo de incremento registrando um aumento de 3,9 pontos percentuais.
O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, observam que o acumulado do último bimestre mostra que os donos de pequenos negócios estão mais confiantes na economia e com expectativas melhores para o futuro.
De acordo com os observadores do processo de desenvolvimento, outro fator que deve interferir positivamente no aumento da confiança nos próximos meses é o arcabouço fiscal proposto pelo governo federal que deverá colaborar para reduzir incertezas econômicas e políticas.
O IC-MPE é a composição dos três índices de confiança dos principais setores da economia – Comércio, Serviços e Indústria de Transformação. O aumento da confiança dos donos de pequenos negócios foi ocasionado pelas boas expectativas do Comércio e Serviços, que apresentaram aumento de 0,8 e 3,4 pontos, respectivamente.
Os dois juntos compensaram a queda da confiança dos empreendedores da Indústria da Transformação, que havia caído 5,7 pontos.