A promoção é do TRE/AP, com a participação do MP/AP e outras autoridades da área da infância e da juventude.
Na sexta-feira, 31/03, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Amapá (MP-AP), promotor de Justiça Miguel Ferreira, e a titular da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Infância e Juventude da Comarca de Macapá, promotora de Justiça Elissandra Toscano, participaram da reunião preparatória promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) para alinhamento estratégico de ações para o processo de escolha unificado para conselheiros tutelares em todos os municípios do estado.
O encontro foi coordenado pelo diretor-geral do TRE-AP, Francisco Valentim, acompanhado do secretário de Tecnologia e Informática, Emanuel Flexa, com participação dos servidores do CAO-Infância do MP-AP, Séfora Rôla, Fábio Brito, Ana Carolina Sena e Denise Santos.
Presentes, também, os presidentes dos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente Jefferson Monteiro (Macapá) e Léa Soryana (Santana) e a presidente da Comissão Especial de Santana, Claudia Maciel.
Os representantes dos órgãos levantaram os pontos principais para a viabilização da iniciativa, avaliaram os resultados do último processo de escolha de conselheiros e definiram os próximos passos do projeto.
Para viabilizar o pleito, o TRE-AP fornecerá urnas eletrônicas, apoio logístico e fará transferência de conhecimento para os trabalhadores que farão parte das mesas receptoras de votos.
O processo de escolha vai ocorrer no primeiro domingo de outubro (01/10), e os 5 candidatos mais votados assumirão o cargo no dia 10 de janeiro de 2024, com mandato para 4 anos, que encerra em 2027.