Atualmente emprestava o seu talento à Sedel-Secretaria de Esporte e Lazer do GEA no Zerão.
Na tarde de quarta-feira, dia 10 de maio de 2023, morreu o narrador esportivo, noticiarista e repórter Francisco Ubaiara Tavares (Fran Tavares).
O talento de Fran Tavares era externado pela sua aplicação como narrador esportivo. Sua primeira inserção no mundo do jornalismo esportivo, levado por Rodolfo Juarez para a equipe da Rádio Equatorial de Macapá. Sua estreia deu-se em um jogo realizado no Estádio Augusto Antunes. A equipe, então, tinha como narrador titular Sebastião Balieiro, hoje aposentado das narrações esportivas.
Narrou o segundo tempo do jogo Independente e Guarany, mostrando logo na primeira atuação valendo, dedicação, foco e energia.
Contratado pela Rede Amazônica para fazer coberturas esportivas, acabou atuando em outros núcleos, entretanto sem deixar de cuidar da narração esportiva, seu xodó. Na Rede Amazônica ficou por 21 anos.
Atualmente estava trabalhando como contratado, na Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Amapá – Sedel/GEA e lotado no Estádio Milton de Souza Correa – O Zerão.
A causa provável da morte foi um infarto fulminante do miocárdio. O jornalista era hipertenso. Morava sozinho e foi encontrado quando não tinha mais vida. Segundo familiares, o corpo de Fran Tavares aparentava estar sem vida há um dia ou pouco mais. Foi encontrado na quarta-feira à tarde.
O Sindicado dos Jornalistas do Amapá (Sindjor) publicou nota de pesar nos seguintes termos:
”É com pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá (Sindjor) recebeu na tarde desta quarta-feira, 10 de maio, a notícia da morte do jornalista e cronista esportivo, Francisco Ubaiara Tavares, o “Fran Tavares”. Fran deixou um grande legado no jornalismo esportivo, a maior parte da carreira como apresentador e repórter do Globo Esporte Amapá. Neste momento de dor e comoção, rogamos a Deus o conforto necessário aos familiares e amigos.”
Quem também se manifestou sobre o acontecimento foi a Federação Amapaense de Futebol, onde Fran Tavares trabalhou como narrador na TV FAF.
“Com pesar recebemos a notícia do falecimento do jornalista e amigo Fran Tavares, cronista esportivo e grande ativista do futebol amapaense. Além de incansável no trabalho cotidiano do Estádio Zerão, Fran Tavares foi parceiro da FAF em projetos inovadores como a implantação da FAF TV e sua despedida repentina é motivo de grande tristeza. Vá em paz, Fran. Estarás sempre entre nós”.