O equipamento mede 55 metros e se constituía em uma reivindicação dos Bombeiros do Amapá.
Já está em Macapá, onde passa por inspeção técnica, a auto escada Magirus de fabricação alemã, uma antiga reivindicação do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Amapá e que faz parte do grande pacote que foi anunciado em 2021 pelo senador Davi para melhorar as condições estruturais da segurança pública do governo do Amapá.
Para aquisição do equipamento, os recursos foram garantidos pelo mandato do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e se trata de uma reivindicação antiga da população e da corporação, um equipamento muito importante que vai reforçar a capacidade de salvamento e combate a incêndios em alturas elevadas.
O senador assim se manifestou sobre o caminhão auto escada: “nosso mandato garantiu o investimento de quase R$ 8 milhões para adquirirmos o equipamento e o Corpo de Bombeiros do Amapá realiza os últimos ajustes e testes para que, em breve, a gente realize mais essa grande entrega”.
Como parte da reformulação do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (CSCIP), o Governo do Estado incluiu no pacote para reforçar os serviços técnicos e operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) a compra de uma escada auto mecânica, conhecida como Magirus, uma picape e duas viaturas auto tanque (AT).
O Ministério da Defesa liberou R$7.417.600,00 para a aquisição dos equipamentos. Este recurso foi articulado pelo senador Davi Alcolumbre. A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) já foi autorizada a assinar o contrato de compra com a empresa que ganhou a licitação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, os novos equipamentos compõem a atualização de normas técnicas e operacionais, no processo crescimento vertical das cidades com o surgimento de prédios cada vez mais altos. Ele ressalta que os investimentos trarão muitos resultados positivos.
O senador Davi destaca que a união entre o Governo do Estado e a bancada federal garantiu o maior programa da Segurança Pública do Amapá, com a construção de novos prédios, compra de equipamentos e investimento em pessoal.