Senador Davi e o deputado Vinícius aportaram os recursos e a Prefeitura de Macapá vai executar a obra.
A obra da nova ponte Sérgio Arruda iniciou no sábado, dia 10, com a implantação do canteiro e a realização dos primeiros trabalhos diretamente relacionados à construção da ponte.
O projeto envolve alterações no entorno com a requalificação de parte da área do canal do Jandiá, da área da Rua Mato Grosso e a construção da nova ponte que terá quatro faixas de rolamento que permitirão o fluxo de veículos de forma mais segura e eficiente, atendendo às necessidades do sistema de transporte urbano da Capital.
A ponte atual foi construída em 2002, aberta para o trânsito em 2003, com recursos oriundos também de emenda parlamentar, naquela oportunidade da autoria do então deputado federal Badu Picanço, se tornando no principal acesso da Zona Norte de Macapá com o a área central da cidade.
Em 2014, depois de 11 anos de funcionamento, o MP representou contra o município de Macapá, na Justiça Estadual, uma ação em que pedia o reforço estrutural na ponte que apresentava deslocamento material nas suas cabeceiras.
Sérgio Arruda, nome que identifica a ponte, foi um dos engenheiros pioneiros, funcionário público federal, que exerceu com habilidade e zelo o cargo de Secretário da Secretaria de Obras serviços Públicos do Governo do então Território Federal do Amapá, na década de 1980.
O valor da obra está estimado em R$ 15 milhões. Sendo que esses recursos foram disponibilizados através de emenda parlamentar com especial empenho do senador Davi (União Brasil – AP) e do Deputado Federal Vinicius (PL-AP), com contrapartida, em torno de 3% do total, do município de Macapá que também fica como responsável pela fiscalização e acompanhamento da obra.
A nova ponte vai garantir mais mobilidade e segurança no trânsito nesta via que interliga mais de 20 bairros da Zona Norte ao Centro da capital.
O senador Davi Alcolumbre acredita que a obra será primordial para melhorar a mobilidade urbana na região já que é o principal meio de acesso do centro à zona norte de Macapá e enfrenta problemas estruturais desde 2014.
De acordo com o projeto apresentando, a construção será dividida em duas etapas: a primeira é a revitalização, incluindo novas faixas de rolamento e construção de ciclofaixa, além do calçamento para pedestres e urbanização do entorno.
A segunda fase contempla a área do Canal do Jandiá, consistindo na elevação do nível da ponte de retorno, que evitará o alagamento da via que ocorre quando a maré está alta.
Haverá ainda, na nova ponte Sérgio Arruda, acessibilidade com meio-fio e passeio (calçada) com rampa de travessia, piso tátil de alerta e direcional. E, também, contará com a implantação de guarda-corpos em todo o passeio da ponte sobre o canal.
Ao lado do senador Davi, o deputado Vinícius Gurgel reconheceu a atuação do senador pela concretização do projeto para o estado. “Eu agradeço a articulação do senador Davi para essa ponte sair do papel. O gabinete dele está sempre de portas abertas para nós, inclusive para todo o estado do Amapá”, disse.