O evento foi realizado pela primeira vez para comemorar o 4.º ano de criação do Território Federal do Amapá.
A 52.º Expofeira Agropecuária está confirmada para começar no dia 29 de setembro tendo na abertura a presença de Gustavo Lima e banda, o cantor sertanejo dos mais festejados em todo o Brasil.
Depois de 10 anos o evento volta com muita força e a expectativa dos empreendedores e negociantes é muito boa, inclusive para os microempreendedores individuais, os micros e pequenos empreendedores, que vêm na feira uma boa expectativa de geração de renda e ocupação de pessoas.
A primeira edição da feira foi realizada na praça Barão do Rio Branco com o objetivo de chamar a atenção dos produtores do Marajó e comemorar o quarto ano de criação do Território Federal do Amapá. Janary Nunes, o então governador, teve a visão de, com a expofeira chamar a atenção dos empreenderes da época, o que veio se refletir no rebanho que se concentra na região do Araguari e na região dos lagos, principalmente no município de Amapá.
O lançamento da 52.ª edição da Expofeira Agropecuária do Amapá aconteceu simultaneamente com a inauguração da Central da Feira, no Parque de Exposições da Fazendinha, no dia 18/08, sexta-feira.
Este ano houve proposta de uma parlamentar estadual de transferir o evento para local diverso do Parque de Exposições da Fazendinha, oferecendo como alternativa a extensão da Rodovia Norte-sul. A proposta foi rechaçada pelos organizadores do mais importante acontecimento do setor primário e de entretenimento do Estado.
Para os organizadores o período da exposição é de muitos negócios, entretenimento e oportunidade de ocupação e renda para todos, se estendendo até o dia 08 de outubro, domingo.
O senador Davi destaca as oportunidades de negócio nos 10 dias de expofeira e confirma que “o mandato está investindo R$ 3 milhões por acreditar que a Expofeira de 2023 é um instrumento importante para fomentar a economia do nosso estado”.
Estiveram presentes no lançamento da Central da Expofeira 2023, o governador Clécio Luis, o vice-governador Teles Júnior, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, o prefeito de Santana Bala Rocha, o deputado federal Dorinaldo Malafaia, as deputadas estaduais Alliny Serrão, Aldilene Souza, Dayse Marques e Liliane Abreu, além de outras autoridades do estado, empreendedores e representantes da sociedade organizada e da população.