Josiel Alcolumbre – Jornalista
Do Plano de Governo apresentado à Justiça Eleitoral, como parte da documentação exigida para acatamento do pedido de registro da candidatura de Clécio Luis, ao Governo do Estado, pela coligação Amapá para Todos, constam 4 eixos de desenvolvimento para o Estado do Amapá.
Na alínea “e”, do item 2.4, do segundo Eixo de Desenvolvimento, está constituída uma das estratégias para atender a missão, a visão e os valores constantes do Plano de Governo, que propõe a realização de duas feiras, a do Município de Amapá e a Expofeira Agropecuária do Amapá.
Assim, o governador Clécio está cumprindo um dos itens estratégicos do Plano de Governo aprovado pelo eleitor nas eleições regionais de 2022.
O histórico da Expofeira registra que o evento foi uma iniciativa do primeiro governador do Território Federal do Amapá, Janary Gentil Nunes, para marcar o aniversário de 4 anos da criação do TFA. A primeira Expofeira Agropecuária foi realizada na praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá.
A expofeira realizada na praça e no centro de Macapá trouxe dificuldades para a logística do evento que indicava precisar de um local mais amplo e, assim, observando a vocação natural da área, a Fazendinha passou a ser o local adequado para a realização da expofeira.
Desde 2013 que o evento não se realiza, mesmo com o alto investimento feito em 2009. Foram 10 anos de justificativas e desencontro que não permitiram a realização da Expofeira Agropecuária da Fazendinha. Governo do Estado investiu, em 2009, na modernização do local, com a construção de arena própria para shows e espetáculos.
Agora a Expofeira Agropecuária está de volta e terá abertura no dia 29 de setembro, uma sexta-feira, no Parque de Exposições da Fazendinha, principal vitrine de negócios e inovação agropecuária.
A confirmação de que é o cantor sertanejo, Gustavo Lima, um dos mais consagrados participantes de eventos dessa natureza, estará na Fazendinha fazendo o seu show, chama a atenção e garante a presença de muita gente.
A feira segure até o dia 8 de outubro e, na concepção que o Governo do Estado está dando para o evento, este trará ocupação para mais de mil pessoas além de oportunidade para os microempreendedores individuais e os demais empreendedores, inclusive aqueles que fecham negócios de grande monta.