O Dia dos Pais é uma das cinco datas mais esperadas do ano pelos empreendedores. Expectativa de aumento dos negócios.

Domingo, dia 13, é o Dia dos Pais e o final de semana que antecede a comemoração da data pode significar um grande movimento para o comércio.

Sendo uma das cinco datas mais esperadas do ano, ela é responsável por proporcionar um aumento significativo nas vendas, já que filhos e filhas saem à procura de lembranças inesquecíveis para os pais.

Seja para oferecer um serviço especial ou para sugerir um presente único, a empresa precisa estar preparada para atender a todo tipo de demanda, dos mais variados perfis.

O Sebrae do Amapá preparou algumas orientações para que neste Dia dos Pais o seu negócio também saia ganhando, como:

Resultados indicando crescimento é o que esperam todos os empreenderes, incluindo os micros e pequenos (Arte: nex Blog).

 Gastronomia

Os restaurantes têm se mostrado como a primeira escolha de muitos na hora de comemorar datas especiais como o Dia dos Pais, então o empreendedor deve se preparar para um aumento no volume de clientes e reservar cadeiras e mesas extras. Contar com mais funcionários também é uma boa solução para atender a todos sem esperas longas e com qualidade.

A personalização desse serviço pode ser o diferencial para o cliente optar pelo seu estabelecimento. Crie combos incluindo prato principal, bebida e sobremesa, por exemplo, ou prepare uma seleção de pratos especiais que dê direito a uma garrafa de vinho ou espumante. Oferecer mimos também é uma boa maneira de se destacar. Presenteie os pais com um drinque de boas-vindas ou uma sobremesa por conta da casa.

 Equipe

Nessas datas, o volume de clientes costuma ser maior, portanto, preparar os colaboradores deve ser uma prioridade. Lembre-se de que um bom atendimento é essencial não só para a satisfação dos clientes, mas também para a fidelização desse público. Características como agilidade, empatia e atenção devem ser reforçadas.

Conhecer a fundo os serviços oferecidos pela empresa também é fundamental na hora de efetivar uma venda. Assim, um funcionário preparado para descrever e oferecer os produtos certos, de acordo com a necessidade do cliente, faz toda a diferença.

 Comunicação visual

Investir em uma boa campanha pode ajudar na hora de chamar a atenção dos clientes. Usar redes sociais como o Instagram ou o Facebook para divulgar ofertas e promoções especiais para o dia garante que o público saiba que vai encontrar o serviço que procura. Imagens que representam a família, além de divulgar os serviços e produtos, podem criar um sentimento de afinidade e construir laços com os clientes.

Preparar vitrine também é importante, pois ela é o cartão de visita da sua loja e, quando bem elaborada, ajuda a convencer o consumidor a entrar no seu estabelecimento. Por isso, procure contextualizar o layout com a temática, pensando também na disposição dos produtos, na organização das cores e na iluminação.

Tendo em vista a gradual retomada da economia, após a pandemia de Covid-19, espera-se um aumento no volume de compra dos brasileiros nessa data comemorativa em 2023 e nos anos seguintes.

 Fidelização

Exclusividade e vantagens são bons atrativos para quem quer fidelizar clientes. Por isso, elabore promoções e campanhas voltadas a quem é cliente VIP, por exemplo.

Fidelize também quem já é seu consumidor. Envie e-mails com conteúdo relevante para seus clientes e demonstre como eles são importantes. Além disso, comunique o recebimento de produtos recém-lançados para aumentar as chances de retorno do público. Defina o meio de comunicação/rede social em que a sua campanha será lançada.

Uma boa ideia é fazer um mix, integrando o Instagram, o Facebook e o site da empresa. Dessa forma, você poderá estar presente em todo o processo de compra do seu cliente, desde o início até o pós-venda.

Fortaleça o relacionamento com o público pelos diversos canais de comunicação, fazendo-o perceber a atenção que lhe é direcionada.