A Sala Vermelha se destina aos pacientes que esperam a definição de diagnóstico ou transferência para UTI

A Sala Vermelha do HE está equipada e conta com a presença de equipe multiprofissional durante as 24 horas de todos os dias (Foto: Gabriel Maciel/SESA).

O Governo do Estado concluiu a reforma da Sala Vermelha do Hospital de Emergências (HE), onde ficam os pacientes que necessitam de cuidados e vigilância enquanto esperam a definição de diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A intervenção faz parte das ações prioritárias do Governo para dar mais dignidade aos pacientes do HE.

Com a reforma, espaços como expurgo, banheiro e repousos foram implantados, trazendo mais qualidade para os atendimentos e conforto para a equipe multiprofissional.

Na Sala Vermelha, atuam profissionais especializados que realizam procedimentos considerados invasivos, como ressuscitação cardiopulmonar, intervenção em caso de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), ventilação mecânica e monitorização cardíaca.

“A Sala Vermelha é o local para atendimento de emergência ao paciente grave com estrutura semelhante a uma UTI dentro da própria Emergência, com equipe dedicada de médicos, enfermeiros e auxiliares”, explicou o diretor do HE, Emanoel Martins.

O local tem capacidade para atender até cinco pacientes simultaneamente e está equipado com monitores cardíacos, desfibriladores, ventiladores mecânicos, bombas de infusão, instrumental para procedimento de emergência como intubações, dentre outros equipamentos.

 Obras

Desde janeiro, o Governo do Amapá realiza intervenções no HE, com reforma de 17 enfermarias (dos ambulatórios clínicos e do Centro Cirúrgico), 27 banheiros, uma Sala de Medicação, uma Sala de Curativos, uma Recepção, e uma Sala de Coleta Laboratório, Administração do laboratório, Sala de análises do Laboratório, Arquivo e Posto de Enfermagem.

Também houve serviços em sete repousos das equipes médicas e de enfermagem; uma triagem, uma recepção central; um consultório pediátrico; um consultório de trauma; uma recepção central; uma Unidade de Terapia Intensiva; um posto de policiamento da Polícia Civil e um da Polícia Militar; Clínica Cardiológica; e Centro de Tratamento de Queimados.

As obras são realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), e incluem troca de iluminação, instalação de forro, revestimento e troca de louças do banheiro, serviços elétricos e hidrossanitários, além de pintura.