Josiel Alcolumbre – Jornalista
Depois de amanhã, dia 12 de outubro, os lares brasileiros comemorarão o Dia das Crianças, uma celebração da infância.
A primeira infância, a etapa que começa no pré-natal e se prolonga até o sexto ano de vida, é um período crucial para o crescimento e o desenvolvimento do ser humano, por isso, esta edição do Jornal Aqui Amapá é dedicada às crianças da primeira infância.
É exatamente nesses primeiros anos que o cérebro humano se desenvolve em um ritmo sem precedentes se comparado a qualquer outro momento da vida: nos primeiros 1.000 dias de vida, quase 1.000 células cerebrais se conectam por segundo.
São essas conexões as responsáveis pela saúde mental e física, assim como pelos resultados da aprendizagem, pela aquisição de competências sociais e pela capacidade do ser humano de se adaptar e de ser produtivo.
Por esse motivo, meninas e meninos precisam crescer em um ambiente estável, que os permita ter boa saúde e boa nutrição, que os proteja e os ofereça a possibilidade de aprender na idade certa; o que depende em grande medida do cuidado e da interação afetiva com os pais, as mães, os familiares e demais cuidadores.
Os governantes brasileiros, entre eles os amapaenses, precisam oferecer condições para que a primeira infância seja o verdadeiro alicerce daqueles que, mais tarde, vão tomar conta do desenvolvimento econômico-social do Amapá.
Atualmente os números não são favoráveis aos recém-nascidos amapaenses, que ainda conta com um número desfavorável quando a mortalidade infantil é medida. O mesmo acontece com relação à educação que ainda deixa em desvantagem os mais pobres – o que, mais tarde vai se refletir na mão de obra qualificada e na eficácia do trabalho.
Precisamos zerar a mortalidade infantil, ter condições para que as crianças cresçam em um ambiente sadio e que a escola amapaense possa receber a todos.