Josiel Alcolumbre – Jornalista
No começo da semana que passou, desde o início da noite do dia 24 de setembro, domingo, até o começo da noite do dia 25 de setembro, de segunda-feira, foi celebrado o dia sagrado do Yom Kipur, Dia do Perdão.
Yom Kipur, Dia de Expiação, é o dia sobre o qual declara a Torá: “No décimo dia do sétimo mês afligirás tua alma e não trabalharás, pois, neste dia, a expiação será feita para te purificar. Perante D’us serás purificado de todos os teus pecados”.
Em Macapá, os judeus, dedes 2004, quando foi fundado o Centro Israelita do Amapá, já contam com um local para as celebrações do Yom Kipur. Em 2009, o Centro foi institucionalizado sob a razão social de Comitê Israelita do Amapá e, hoje, é uma instituição de utilidade pública.
As primeiras reuniões da comunidade, nos shabatot e festas religiosas, aconteceram na residência da família de Moisés Zarury, presidente de honra do Comitê Israelita do Amapá, em forma de seudá com kidusch, na Avenida FAB, se transformado em sinagoga.
Posteriormente as reuniões ocorreram na sala comercial da família Ruben Bemerguy, sendo que depois, houve a mudança para os altos da residência da família Sol Ellarat. Em seguida a sinagoga passou a ter imóvel próprio, doado pela família Pierre Alcolumbre, com endereço na Rua Gertrudes Saturnini de Loureiro, n.º 437, CEP 68906-830, no Bairro do Perpétuo Socorro, em Macapá-AP.
As primeiras famílias de judeus que se instalaram em Macapá, e que contribuíram efetivamente para o seu desenvolvimento, foram: a família Peres, a família Zagury, a família Alcolumbre, a família Bemerguy, a família Ellarat, família Gabay, a família Barcessat, família Cohen, família Sananiz, entre outras.
O reflexo do prestígio da comunidade judaica no Amapá está refletido em nomes de logradouros público como: Rua Isaac Alcolumbre, Alameda Abraão Peres, Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre, entre outros homenageados pela sociedade amapaense.
Na política também, desde o começo que os judeus têm presença, seja nas definições de políticas, seja na titularidade de cargos públicos.