Josiel Alcolumbre – Jornalista
Com o apoio do prefeito de Santana, Sebastião Bala Rocha, tivemos a oportunidade de inaugurar a Sala do Empreendedor localizada no centro da cidade de Santana, quando vereadores, outras autoridades públicas e autoridades privadas puderam testemunhar a disponibilização pelo Sebrae Amapá e a Prefeitura de Santana de um ambiente destinados a favorecer as atividades dos micros e pequenos empreendedores, em Santana.
Com mais de 110 mil habitantes, a cidade de Santana, tem vocação empreendedora desde a sua instalação, ainda na condição de distrito de Macapá, pois lá, se instalara a sede da mais importante empresa industrial de todo o Estado – a Icomi Indústria e Comércio de Minérios S.A.
Pela periferia da ICOMI circulavam mais de 300 microempresas fornecedoras de material e serviços, quando ainda esse conceito não estava bem desenvolvido no Brasil, fornecendo madeira, dormentes, mão de obra e uma gama de serviços e materiais para a construção e, depois, manutenção de estrada de ferro e suas instalações, e todos os demais micros e pequenos negócios que interessavam àquela grande empresa.
Negociando diretamente com os empreendedores situados nas ilhas do Arquipélago do Marajó e das proximidades de Santana, como Mazagão e as localidades do Sul do Estado, se instalava, para não mais sair, o espírito empreendedor da comunidade e de seus principais dirigentes públicos e privados.
Esse espírito não adormeceu e possibilitou iniciativas dos empreendedores santanenses, tanto que, à guisa de exemplo, o primeiro supermercado de quando ainda o Amapá era um Território Federal, foi instalado em Santana, demonstrando que os empreendedores já assimilavam, fortemente, o ambiente empresarial.
A disponibilização da Sala do Empreendedor, em Santana, representa um gol de placa tanto do Sebrae/AP como da Prefeitura de Santana. O entusiasmo dos empreendedores presentes à inauguração do ambiente reflete, muito bem, o acerto da medida e o atendimento à aspiração dos micros e pequenos empreendedores do local.