Por: Josiel Alcolumbre – Jornalista
Abro um espaço especial à minha querida amiga e correligionária do União Brasil, Alliny Serrão que assumiu quarta-feira, dia 8 de novembro de 2023, o cargo máximo do Executivo Amapaense.
É a primeira mulher que, na qualidade de presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, assume o relevante cargo e, na condição de governadora, está no comando da gestão do Governo Estadual.
A interinidade da deputada no cargo de governadora, dá-se em virtude da ausência do governador Clécio Luis estar fora da jurisdição, o mesmo acontecendo com o vice-governador Teles Jr., ambos em compromissos que buscam consolidar a administração e produzir bons resultados para a comunidade.
Não há por que ter dúvidas nesse momento muito especial na trajetória política da deputada Alliny Serrão, que começou na Câmara Municipal de Laranjal do Jari para, em seguida, ocupar uma das cadeiras no Plenário do Legislativo Estadual e, agora, a cadeira principal da Mesa Diretora da AL.
Deputada Alliny, estou orgulhoso por esse momento tão especial na sua trajetória política. Acompanho seu crescimento desde a vereança em Laranjal do Jari, em seguida os quatro anos da legislatura anterior na Assembleia Legislativa e, agora, eleita para mais quatro anos para exercer o cargo legislativo como deputada estadual e, logo, no primeiro ano da atual legislatura é eleita para o cargo máximo Mesa Diretora da Casa.
Filiada ao DEM desde 2018 e, quando da fusão, veio para o União Brasil, em 2022. Casa com o atual prefeito de Laranjal do Jari, com uma população residente de 35.114 habitantes, em uma área total de 30.783 km2, uma densidade de 1,14 habitantes por km2.