Processo segue até 23 de novembro, de forma on-line e presencial. Saiba como participar
O Governo do Estado deu início à Chamada Escolar 2024 no dia 1º de novembro. Pais ou responsáveis podem realizar o processo no site www.escolapublica.ap.gov.br ou se dirigir às escolas-polo onde funcionários da Secretaria de Educação os ajudarão no preenchimento do formulário.
A Chamada Escolar segue até 23 de novembro e antecede o período de matrículas funcionando como um censo escolar para mapear a demanda de alunos para as escolas estaduais e municipais de todo o estado.
Para fazer a inscrição da Chamada Escolar 2024 (on-line ou presencial), os responsáveis precisam ter em mãos os seguintes documentos: certidão de nascimento, CPF (estudante e responsável), comprovante de residência, cartão do SUS, e-mail e número de telefone do responsável ou aluno maior de idade.
As modalidades de ensino oferecidas são: Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio das escolas com ensino de tempo parcial, Ensino Médio das escolas de tempo integral e Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
A secretária de Educação do Estado, Sandra Casimiro entende que “este é um processo extremamente importante para a comunidade escolar. É fundamental para organização da demanda de alunos para cada escola e também a demanda estrutural da rede”.
Os interessados em estudar nas escolas estaduais e municipais localizadas na zona rural dos municípios, onde não há acesso à internet, devem preencher um formulário impresso presencial nas unidades escolares mais próximas. As informações declaradas no formulário serão inseridas no Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc) pela secretaria escolar onde o documento foi preenchido.
A Chamada Escolar não garante matrícula, ela funciona como uma previsão para quantificar o número de vagas a serem ofertadas no ano letivo de 2024 pelo Estado e escolas dos municípios.
Próximas ações
Após o período da Chamada, a Secretaria de Estado da Educação (Seed), junto com as secretarias municipais de educação, organiza a estrutura da rede escolar e inicia o período de pré-matrícula.
Este ano, o processo de pré-matrícula terá um período diferenciado e prioritário para alunos da educação especial e escolas de tempo integral.
A Chamada Escolar é uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação do Estado e as secretarias municipais de educação de Macapá e Santana. Todo processo faz parte do plano educacional de 2024, e passará pelas fases de reordenamento escolar, pré-matrícula, matrícula e início do ano letivo.