Parceria busca fortalecer a relação entre os estados amazônicos para ampliar políticas públicas

O Governador Clécio Luís formalizou a participação do Estado do Amapá no Acordo de Cooperação Técnica entre o Consórcio da Amazônia Legal e Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, na busca alternativas econômicas para o desenvolvimento sustentável dos povos da região amazônica.

A cooperação foi firmada no dia 10/11, último dia do 26º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que reúne os estados do Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão. A parceria tem o objetivo de fortalecer a relação entre os estados da região para ampliar a capacidade de arrecadação de recursos, financiamento para combate às queimadas, compras conjuntas e capacitação.

O Fórum acontece antes da realização da Conferência das Partes (COP28), confirmada para dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, e tem como foco as políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.

Durante a reunião foi assinado, junto com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, um acordo de cooperação técnica para pactuação de uma agenda de desenvolvimento regional (Foto: Secom/GEA).

 Carta de Manaus

Um dos momentos mais importantes do evento foi a entrega da Carta de Manaus, que ressalta o comprometimento dos estados em continuar executando ações de desenvolvimento sustentável para garantir qualidade de vida aos quase 30 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia.

Para o governador Clécio Luís, que assinou a carta pelo Amapá, a integração representa a garantia dos altos indicadores ambientais aliados aos indicadores sociais e econômicos na região.

De forma paralela à execução do Programa de Cooperação Regional, seguem os trabalhos de promoção de ações que garantam alternativas econômicas aos amazônidas e políticas públicas voltadas às áreas de segurança pública, saúde, educação, cultura e fomento à produção alimentar sustentável.