Com enfoque na sustentabilidade o Governo do Estado pretende mostrar o papel do Amapá no cenário ambiental global.

O Brasil está levando a Dubai uma delegação de 1.227 pessoas, quase o dobro do segundo colocado, a Índia (Foto e Fonte: Secom/GEA).

O evento teve sua abertura no dia 30 de novembro e segue até o dia 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Mais de 190 países participam da cúpula,

A COP é um encontro anual promovido pela Organizações das Nações Unidas (ONU), onde os países membros da Convenção Quadro sobre a Mudança do Clima discutem os efeitos e causas do aquecimento global.

Participam do evento chefes de estado, secretários e demais autoridades. São realizadas palestras e reuniões técnicas para, ao final do evento, oficializarem e divulgarem acordos e metas estabelecidas.

Os assuntos elevados para a conferência e outros levantados durante os encontros, podem ser debatidos pelos países signatários da convenção, jornalistas, sociedade civil e integrantes de organizações não governamentais (ONGs), que participam como observadores dando sugestões e ideias para combater o aquecimento global.

O Governo do Estado do Amapá vai apresentar o potencial econômico, o desenvolvimento alinhado à sustentabilidade, o avanço da regulamentação fundiária, o combate ao desmatamento e às queimadas, além de apresentar pautas ambientais prioritárias.

Com mais de 90% das florestas intactas, e 72% do território destinado à áreas de conservação e terras indígenas, o Amapá é um exemplo de conservação. O Estado chama a atenção do mundo pela responsabilidade com que vem buscando modelos de desenvolvimento bioeconômico que tem como foco o consumo consciente e equilibrado dos recursos naturais.

Antes, o governador do Amapá, Clécio Luis, se reuniu com o presidente da República, Lula, para tratar de pautas prioritárias como a participação dos representantes do Estado nas discussões do clima durante a Conferência n.º 30 que será realizada em Belém do Pará. Do encontro também participou o senador Davi Alcolumbre.

É comum, antes da Cúpula, representantes dos países signatários reunirem-se em diversos eventos para discutirem posicionamentos e aproximarem representantes da sociedade civil, empresas e tomadores de decisões, para ter uma ideia geral daquilo que é esperado do evento.

O governador do Estado pleiteia que esses pré-eventos também aconteçam no Amapá, a apenas 40 minutos de Belém, sede da COP30, e ainda toma como exemplo, a sede do município de Santarém, no Pará, que será sede de pré-encontros e que fica bem mais distante.

A COP-29, que será realizada no próximo ano, ainda não tem local definido. A conferência estava originalmente planejada para ser sediada no Leste Europeu, mas as tensões geopolíticas ligadas à guerra na Ucrânia complicaram a escolha, que ainda não está confirmada.