O Dia do Evangelho, 30 de novembro, foi definido por Lei Estadual a de n.º 827/2004.

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá antecipou as celebrações em homenagem ao Dia do Evangélico que, conforme a Lei Estadual nº 827, de 19 de maio de 2004, ocorrem no dia 30 de novembro de cada ano.

Os deputados estaduais realizaram, no plenário da Alap, de forma antecipada, as comemorações do Dia do Evangelho (Fonte e Fotos: Everlando Martins e H. Torres/Dircom/Alap).

A ALAP-AP realizou as comemorações um dia antes, no dia 29 de novembro, em sessão solene que incluiu entrega de Moções de Aplausos a personalidades do Evangelho. O evento contou com a presença expressiva de evangélicos de diversas denominações, lotando tanto o plenário quanto as galerias da Casa de Leis.

A abertura da solenidade foi conduzida pelas cantoras Bruna Rayane e Greicy Cardoso, que interpretaram os hinos Nacional e do Amapá, respectivamente. Em seguida, a cantora Dalva Farias apresentou músicas de artistas gospel nacionais.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região Norte do Brasil lidera em número de cristãos protestantes. Mesmo sendo um país laico, essa estatística é vista como uma maneira de apoiar e incentivar aqueles que seguem a vertente da doutrina cristã.

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Alliny Serrão (União), expressou sua satisfação ao receber pastores, obreiros, missionários e representantes destacados do segmento cristão durante a abertura oficial das comemorações. “Compreendemos sempre a importância de cada um na sociedade”, enfatizou. A parlamentar reconheceu também o papel fundamental desempenhado pelas igrejas na sociedade. “O poder público tem feito sua parte ao atender a população com ações sociais, mas sabemos o papel fundamental que as igrejas têm desenvolvido em nossa sociedade”.

A representante do município de Mazagão, deputada Zeneide Costa (Podemos), emocionou-se ao falar da família durante um momento de louvor durante o evento. Durante o evento, a parlamentar concedeu 24 moções de aplauso aos pastores e pastoras presentes.

A deputada Edna Auzier (PSD) destacou o legado deixado pelo pastor Charles da Igreja Batista, que celebrou 70 anos de existência no Estado. Em suas declarações, a parlamentar expressou gratidão pelo momento especial e reconheceu a importância da presença da comunidade evangélica. Durante o discurso, Edna Auzier agradeceu ao trabalho espiritual desenvolvido pelo pastor Apóstolo Kelson Abraão da Comunidade Evangélica Reviver.

A composição da mesa contou com a presença das deputadas Alliny Serrão, Edna Auzier (1ª secretária da mesa diretora da AL), deputada Zenaide Costa e a deputada Liliane Abreu (PV), diretora da Escola do Legislativo.

Concluindo as homenagens, pastores, representantes de convenções, líderes de igrejas e membros de movimentos evangélicos no Estado foram agraciados com Moções de Aplausos.