A construção do Ramal do Carmo, distrito de Itaubal, possibilita acesso rápido ao local de referência histórica.
O Governo do Amapá, através da Secretaria dos Transporte do GEA, está finalizando a pavimentação, arte e capeamento asfáltico do ramal que dá acesso à comunidade do Carmo do Macacoari, no município de Itaubal, aproximadamente a 100 quilômetros de Macapá.
Também, dentro a comunidade do Carmo do Macacoari as vias já receberam em torno de 2 km de asfalto. O distrito é conhecido pelas belezas naturais e pelas celebrações religiosas, como a tradicional Festa de São Sebastião, cujo clímax é alcançado no dia 20 de janeiro de cada ano.
A melhoria da qualidade de vida da população, decorrente da melhoria urbano que está sendo construída na Vila do Carmo do Macacoari, também objetiva o fortalecimento da agricultura local e o desenvolvimento do turismo.
O projeto faz parte da política pública ‘Pelo Amapá’, proposta para ser desenvolvida em parcerias com as prefeituras, gerando qualidade e segurança na mobilidade urbana interna e facilidade para os visitantes que devem aumentar o número dos registros até agora feitos.
Como dito, além da pavimentação asfáltica, também são realizados serviços de terraplenagem, drenagem e asfaltamento de vias.
O programa ‘Pelo Amapá’ contribui com o desenvolvimento do interior do estado através de obras de infraestrutura e mobilidade em parceria com os governos municipais.
Investimentos
O distrito de Carmo do Macacoari, no município de Itaubal, bem como o Rio Jordão, tiveram o compromisso firmado em dezembro de 2023, prevendo um investimento de mais de R$ 3,5 milhões provenientes do Tesouro Estadual e de Emenda Parlamentar trabalhadas pelo Senador Davi.
A sinalização e calçamento das vias serão executados pela Prefeitura de Itaubal. A comunidade de Rio Jordão será a próxima a receber os serviços, os mesmos realizados no Carmo. Até o final de janeiro os serviços de capeamento e recapeamento asfáltico serão realizados em, aproximadamente, 4 km de extensão nas duas localidades.
Os trabalhos são frutos de parceria entre Governo do Amapá, Prefeitura de Itaubal, Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), com recursos de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre.