O hospital conta agora com dois carros anestésicos para monitorar dados de pacientes durante os procedimentos.

O Governo do Amapá entregou dois novos carros anestésicos para o Hospital de Emergências (HE) de Macapá. Mais modernos, os equipamentos oferecem maior segurança às cerca de 450 cirurgias realizadas mensalmente pela unidade, de acordo com o setor de informações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

As novas máquinas substituem modelos antigos que forneciam menos informações à equipe médica sobre a situação do paciente (Foto: Gabriel Maciel/SESA).

Os aparelhos têm a função de regular o fluxo de gases ao longo do processo cirúrgico e de fazer a vaporização de anestésicos. Os equipamentos apresentam uma série de parâmetros para monitoramentos de dados como pressão arterial, frequência cardíaca, volume de oxigênio inspirado e até o bloqueio neuromuscular de quem está sob efeito das medicações.

As novas máquinas substituem modelos antigos, que forneciam menos informações à equipe médica. Com isso, a expectativa é reduzir ainda mais o tempo de espera de cirurgias por indisponibilidade técnica, como informou o diretor do HE, Emanoel Martins.

Em conversa com a reportagem o cirurgião Isnard Júnior, que compõe a equipe médica do HE, destacou a importância dos carros anestésicos para todos os tipos de cirurgias, e ressaltou o significativo aumento da segurança nos procedimentos de maior complexidade e duração.

 Melhorias

Priorizando a saúde pública, o Governo do Amapá revitalizou, ampliou e reformou mais de 80 espaços do HE, desde 2023. O investimento, de mais de R$ 5 milhões, permitiu realizar obras de intervenção, amenizando problemas crônicos na infraestrutura da unidade, garantindo melhor atendimento aos pacientes. Os recursos são do Tesouro Estadual.