O propósito é chamar a atenção para um problema silencioso e traiçoeiro que avança sobre as pessoas silenciosamente.

O “Janeiro Branco” é a popularização do termo com objetivo de chamar a atenção de todos (Arte: Secom/Tjap).

Com o propósito de chamar a atenção para as questões relacionadas à Saúde Mental e Emocional, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio de seu Serviço Médico, adere à Campanha Janeiro Branco.

A iniciativa, que será intensificada ao longo de todo este mês, consiste no diálogo sobre a importância de iniciar um novo ciclo de uma forma saudável. A ação do Poder Judiciário objetiva o incentivo da prática de hábitos saudáveis e como ter um equilíbrio emocional. A medida é preventiva contra os males da depressão e ansiedade.

Com este intuito, neste mês de janeiro o TJAP, em adesão à campanha Janeiro Branco, traz em suas redes sociais mensagens de sensibilização para as questões que envolvem a Saúde Mental e disponibilizará informativos que buscam promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional.

Desde o ano de 2014, o mês de janeiro virou símbolo de sensibilização para as questões que envolvem a saúde mental da população. A campanha “Janeiro Branco” aproximou meios de comunicação, instituições sociais, públicas e privadas e os poderes constituídos na busca de estratégias e políticas públicas para a valorização de demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente relacionadas ao universo da saúde mental.

O objetivo é fazer com que as pessoas pensem sobre suas vidas, emoções, comportamentos e a relação com os outros dentro da sociedade, ajudando na prevenção do adoecimento emocional da humanidade.