Será realizado em Belém do Pará, nos dias 15 e 16 de  março deste ano, a Conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia. Organizada pela ADJC – Associação dos Advogados e Advogadas da Democracia e Justiça e Cidadania como um evento preparatório para Conferência do Clima, marcada para 2025, a COP-30.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O ano de 2023 será lembrado pelo marco da chegada de um novo momento da história: a era da adaptação às mudanças climáticas. Há décadas, a ciência vem alertando sobre a gravidade do problema e a urgência de medidas para evitar cenários graves. Infelizmente, essas medidas não vêm sendo tomadas na velocidade e na escala apropriadas. Agora, o que resta é lidar com as consequências disso.

RANKING DESFAVORÁVEL

O mais recente Ranking de Competitividade dos Municípios, conduzido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em colaboração com a Gove Digital e a Seall, apurou que Macapá foi a capital com menor competitividade no Brasil no ano de 2023. O estudo analisou 410 municípios com mais de 80 mil habitantes, considerando 13 pilares essenciais, como educação, saúde, saneamento e segurança.

COMPETITIVIDADE

Esta é a quarta vez que o CLP realiza o levantamento com base em 65 indicadores distribuídos nos pilares temáticos, o estudo destaca áreas cruciais para aprimorar a competitividade e a administração das cidades brasileiras. Segundo o CLP, um município competitivo é aquele que entrega serviços públicos de qualidade, tem dinamismo econômico e oferece uma boa qualidade de vida.

MINISTRO

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) já idealizou ao menos 6 pautas econômicas que saíram ou podem sair do papel de uma forma diferente. No geral, o objetivo das medidas era aumentar a arrecadação e perseguir a meta de zerar o déficit das contas públicas –considerada por especialistas como inexequível.

TRANSPLANTE

No próximo dia 14 de março, quinta-feira, se comemora o Dia Nacional do Rim, uma oportunidade para que os pacientes renais crônicos amapaenses saírem do status de invisibilidade a que são submetidos para irem à luta pela vida. O Estado do Amapá é uma das duas Unidades da Federação que nunca fizeram transplante.

DIA MUNDIAL CONTRA A CIBERCENSURA

A data 12 de março tem o objetivo de conscientizar a sociedade mundial sobre a liberdade de expressão e comunicação online, apoiando a internet a se tornar única e acessível a todas as pessoas do planeta de maneira igualitária. Todos os dias, os chamados “netcidadãos”, em vários lugares do mundo sofrem represálias dos governos de seus respectivos países com restrições na liberdade de expressão e comunicação no “mundo digital”. O Dia Mundial contra a Cibercensura foi criado por iniciativa da ONG “Reporters Without Borders” – Repórteres sem Fronteiras, uma instituição fundada em 1985 na França, por Robert Ménard, Rony Brauman e Jean-Claude Guillebaud. A data foi celebrada pela primeira vez em 2009.