O microempreendedor estaria deixando Macapá por falta de apoio, principalmente da esfera municipal, onde circula.

Na última quinta-feira, 21/03, durante a 10ª reunião ordinária na Câmara de Vereadores de Macapá, o Superintendente do Sebrae-AP, Josiel Alcolumbre, que está na Presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá desde o começo de 2023, esteve na Câmara Municipal de Macapá para destacar a importância da relação entre empreendedorismo e educação para o desenvolvimento do Amapá.

“Ao qualificar um empresário, e dar a ele um norte, a qualificação vai fazer com que o empreendedor tenha mais acesso ao fomento e que consiga empreender com todas as condições possíveis, preparando-se e preparando a sua equipe para que tenha o melhor atendimento, o melhor produto, o melhor serviço e para que essa empresa nascida tenha uma vida longa. E, partir dessa etapa, ela possa gerar os empregos e gerar renda para que o Amapá cresça”, destacou Josiel.

O presidente destacou, ainda, que em Macapá, existem empresas com valorização de mercado, mas que por falta de políticas públicas municipais, estão se instalando em outras cidades.

O convidado tem informações que essas distorções precisam ser corrigidas e a migração de CNPJs precisa ser estancada. O Sebrae do Amapá está fazendo um esforço muito grande para que essa realidade mude, com o Poder Público Municipal oferecendo condições para os microempreendedores e as microempresas encontrem guarida aqui mesmo.

Josiel lamentou que a sala reservada para a Prefeitura de Macapá, localizada no SEBRAE, esteja desativada desde 2022 e insistiu no pedido para que a Prefeito Furlan reative o espaço destinado para beneficiar quem empreende e quem gera emprego.

“Acho oportuno o convite para vir à Casa do Povo de Macapá e aproveito para sensibilizar o poder público municipal sobre a importância de fortalecer essas políticas públicas que valorizem o empreendedorismo e a geração de emprego e renda na capital”, ressaltou.

Por outro lado, Josiel destacou que a parceria com o Governo do Amapá está gerando muitas oportunidades de negócio e que possibilitou ao estado sediar eventos Mundiais, como o StartUP 20, que foi o primeiro fórum de discussão empreendedora de inovação e tecnologia do G20 e o Simpósio Internacional de Cirurgias Bariátricas, além do Encontro Nacional da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), transformando o Amapá no centro da gastronomia brasileira.

“E, nesse sentido contamos com o apoio do governador Clécio porque ele comprou essa ideia e colocou o governo do estado para fazer do Amapá uma referência para o empreendedorismo da Amazônia”, destacou o presidente do Sebrae-AP.

Para o vereador Claudiomar Rosa (AVANTE), autor do requerimento que trouxe Josiel Alcolumbre ao Plenário da Câmara de Vereadores do Município de Macapá, o presidente do Sebrae no Amapá forneceu informações importantes sobre empreender e a necessidade de o poder público municipal valorizar o microempreendedor.

“O Sebrae do Amapá, mais do que um fórum de debates, é a instituição que fomenta a economia, dando oportunidades para as pessoas ganharem o seu dinheiro. Eu parabenizo a iniciativa do Sebrae que, na gestão do presidente Josiel está fazendo acontecer, vem mudando as vidas de muitas pessoas e gerando emprego e renda para o Amapá”, finalizou o parlamentar.