Recurso do GEA vai garantir oferta de cirurgias, reabilitação, medicamentos, veículo e bolsas de colostomia.

Para fortalecer a saúde pública do Amapá, o governador Clécio Luís anunciou na sexta-feira, 8/03, no Palácio do Setentrião, o investimento de R$ 7,5 milhões, para assistência aos pacientes com câncer e ostomizados do estado.

Investimentos visam fortalecer a assistência em saúde da rede pública do Amapá (Foto: Max Renê/GEA).

Entre as áreas de destinação do investimento estão a compra de medicamentos oncológicos, auxílio no tratamento de câncer de mama, com fisioterapia e reconstrução de mamas para pacientes mastectomizadas; e o tratamento de ostomizados, para a aquisição de melhores bolsas de colostomia e de veículos. Os recursos são de emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.

O investimento integra um pacote de medidas e ações políticas para garantir a reestruturação da saúde pública, uma das prioridades do Estado, que vem sendo desenvolvida desde 2023, como a melhoria do Hospital de Emergência (HE) e atualmente as reformas das unidades de referência, como a reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá.

 Medicamentos

A secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, ressaltou que o estoque de medicamentos previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passou a estar abastecido desde o ano passado, e que a compra de novos itens permite um planejamento a longo prazo dessa oferta.

 Câncer de mama

Em parceria com o projeto “Reabilita +”, do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), a Secretaria de Saúde investe no tratamento de mulheres diagnosticadas com câncer de mama que se submeteram à mastectomia.

Grande parte de pacientes mastectomizadas apresentam disfunções de ombro e membros superiores com dificuldades para realizar atividades comuns do dia a dia, como abotoar a camisa, trocar uma peça de roupa, dentre outras atividades. O investimento do Estado apoiará atendimentos com fisioterapia e outros profissionais, para devolver a capacidade de realização de atividades.

Por meio da Unacon, o paciente será encaminhado ao programa, após triagem especializada, identificando os tratamentos adequados para cada pessoa.

 Ostomizados

Reivindicação da Associação dos Ostomizados do Amapá (AOAP), bem como da Associação Médica do Amapá (AMB-AP), o recurso também vai aprimorar o atendimento de pessoas com ostomia e incontinência.

Conforme a Associação, são 800 pacientes residentes no Amapá que precisam de apoio do Estado. Entre eles há casos de possibilidade de reversão, por isso o recurso permitirá a realização de um mutirão de cirurgias de ostomia.

Os recursos deverão também ser aplicados para a compra de materiais, como bolsas e acessórios, e mais uma série de serviços voltados aos pacientes ostomizados e incontinentes.

 Paciente renal crônico

Agora só falta voltar os olhos para os pacientes renais crônicos, em hemodiálise no Estado. O Estado e os familiares de pacientes encontram dificuldades para enviar pacientes para exames e fila de transplante em outros estados da Federação. O Estado do Amapá é um dos dois estados brasileiros que não faz transplante de órgão e, especificamente, de rim. São mais de 900 pacientes na espera.