35% dos municípios que adotaram a medida têm mais de 50 mil habitantes.

O município de Luziânia, localizado em Goiás, entrou recentemente para a lista das 103 cidades brasileiras de adotaram a “Tarifa Zero” no serviço de transporte coletivo realizado por ônibus. A prefeitura liberou as catracas e passou a oferecer transporte gratuito para quem deseja se locomover na cidade desde 27 de novembro de 2023.

A tarifa zero, para transporte coletivo, pregada por Josiel, é possível e viável. (Foto JAA).

Um levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em novembro do ano passado mostrava que, no país, dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, 14 possuem municípios que adotam a tarifa zero, seja de maneira universal (nos sete dias da semana) ou em dias determinados da semana ou para grupos específicos, totalizando 103 cidades.

O levantamento mostra ainda que o perfil das cidades que adotaram a tarifa zero é de poucos habitantes. A maioria, cerca de 65%, tem menos de 50 mil moradores e está concentrada na região Sudeste, sobretudo em São Paulo e Minas Gerais.

103 cidades em  14 estados já adotam a catraca zero. Pelo menos 88 municípios brasileiros têm catracas 100% liberadas, ou seja, tarifa liberada par todos em qualquer dia da semana, segundo a NTU. Também de acordo com a NTU, capitais não tem grande adesão à nenhuma modalidade de tarifa zero nos ônibus: apenas 5 adotam o sistema e com restrições. São elas:

Em Belo Horizonte (MG), as tarifas são zeradas somente nas linhas que atendem vilas e comunidades periféricas;

Em Florianópolis (SC), as tarifas são zeradas apenas no último domingo de cada mês;

Em São Luís (MA), somente trabalhadores com cartão do Programa Expresso Trabalhador não pagam passagem;

Em Maceió (AL) as tarifas são zeradas para todos apenas aos domingos;

Em Palmas (TO), as catracas são livres apenas aos domingos e feriados.