Multa pode ser aplicada pelos órgãos de fiscalização a partir do dia 1º de maio.

O prazo para regularização do exame toxicológico termina no dia 30 de abril, no Amapá, para mais de 6,4 mil condutores irregulares. Podem atualizar o exame até esta data, motoristas com vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre julho e dezembro.

O prazo para fazer os exames termina no dia 30 de abril (Foto: GEA)

Para os motoristas com validade da CNH de janeiro a junho, o prazo havia se esgotado no dia 31 de março, mas ainda é possível regularizar. A partir do dia 1º de maio, órgãos de fiscalização do trânsito podem aplicar multas para quem está com atraso há mais de um mês no exame. O condutor possui 30 dias para fazer a renovação.

A infração é considerada gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na carteira de motorista. O aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) está gerando alertas para a regularização.

 Para verificar se o exame toxicológico está em dia, o motorista deve:

1.º passo: acessar a área do condutor da CD;

2.º passo: Clicar o botão “Exame Toxicológico”;

3.º passo: verificar se o prazo para realização está vencido; e

4.º passo: se o exame estiver vencido, deverá buscar um dos laboratórios credenciados e fazer a coleta para realização do exame

 Quem deve fazer o exame?

O exame é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E, que dirigem veículos como caminhões, vans e ônibus. Durante o teste, são coletadas amostras de cabelo, pele ou unhas, que identificam se o condutor fez o uso de alguma substância entorpecente, como drogas. Após a conclusão do exame, o resultado é computado em até 15 dias no sistema do Detran Amapá.

 Saiba onde fazer o exame toxicológico

No Amapá, são 17 clínicas disponíveis para coleta do sangue e realização do exame toxicológico. As clínicas credenciadas estão localizadas em Macapá, Santana, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.

Confira as clínicas credenciadas no DETRAN

Em Macapá: Laboratório Sant’ana Ltda, Laboratório Unilab, Laboratório Unilab, Laboratório Medclin, Laboratório Colares e Sodré Toxicológico.

Em Santana: Laboratório Sant’ana Ltda, Centro de Especialidades, Laboratório Unilab e Laboratório Colares.

Tartarugalzinho: Laboratório Sant’ana Ltda.

Laranjal do Jari: Laboratório de Análises Centro de Diagnósticos