Josiel Alcolumbre – Jornalista

Jovens que precisam tirar o título ou eleitoras e eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até amanhã, 8 de maio, 151 dias antes do pleito, para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral.

É importante que aqueles que ainda não consultaram como está a sua situação eleitoral que o faça para evitar surpresas. Para tanto os interessados devem consultar a sua situação eleitoral. Caso haja pendências, a regularização deve ser requerida até amanhã, dia 8 de maio.

Após o período do alistamento, a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência deve ser recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição. Portanto, a partir de 9 de maio, o cadastro estará fechado

Entre os dias 15 e 17 de maio de 2024 acontece, na sede do TSE, em Brasília, o Teste de Confirmação. No evento, as investigadoras e os investigadores participantes do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), ocorrido no período de 27 de novembro a 2 de dezembro do ano passado, voltam ao Tribunal para conferir se as soluções aplicadas pela equipe técnica foram suficientes para corrigir as dificuldades encontrados durante a realização do Teste Público.

Em 15 de maio, pré-candidatas e pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, desde que não façam pedidos de voto e obedeçam às demais regras relativas à propaganda eleitoral na internet.

De 20 de julho e 5 de agosto os partidos políticos podem realizar as convenções partidárias para deliberar sobre coligações nas eleições majoritárias, bem como escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, bem como ao cargos de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.