Estudo produzido pela NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) destaca o assunto.

Flagrante da entrega dos estudos preliminares ao jornalista Luiz Melo, da Diário FM, em Macapá (Foto: Arquivo do JAA).

Estudo recente da NTU comprova aumento significativo no uso do transporte público, após a implementação da tarifa zero. A pesquisa comparou dados antes e depois da adoção desta medida, em uma amostra de 12 cidades brasileiras e o resultado é que todas as cidades registraram aumento da demanda por viagens de ônibus, que variou de 33% a 371%, após a adoção da tarifa zero.

De acordo com o levantamento, a tarifa zero vem sendo adotada principalmente por cidades de pequeno e médio porte: 71% das cidades brasileiras que implementaram a medida no transporte público possuem menos de 50 mil habitantes.

No total, até agora, 124 municípios adotaram essa política, com 106 (85,5%) aplicando-a de forma universal, em todas as linhas e em todos os dias da semana.

Francisco Christovam, diretor executivo da NTU, destaca o aumento da demanda indica o potencial de uso do transporte público pela população. “A tarifa zero promove uma maior mobilidade e acessibilidade, facilitando deslocamentos para as atividades essenciais no ambiente urbano, em diferentes horários do dia, não só em horário de pico.

Por outro lado, tarifa zero significa o subsídio de 100% da operação por parte das prefeituras, o que complica muito sua implementação em centros urbanos médios ou grandes, devido aos custos que, muitas vezes, o município sozinho não é capaz de suportar”.

 Marica e Caucaia

Maricá (RJ) foi a primeira cidade brasileira com mais de 100 mil habitantes a implantar o a tarifa zero, em setembro de 2014, chegando a todos os bairros em 2021, registrou um crescimento de 144% na demanda, somente no período de fevereiro de 2021 a setembro de 2023.

O maior crescimento da demanda foi registrado na cidade de Caucaia (CE), que viu o número de passageiros quase quintuplicar com a tarifa zero: o sistema local transportava 510 mil passageiros por mês, em agosto de 2021, e passou a transportar 2,4 milhões de passageiros, mensalmente, em setembro de 2023, um aumento de 371% em um período de apenas dois anos. Caucaia é também a maior cidade brasileira que adotou a tarifa zero, com mais de 355 mil habitantes.

Outras cidades que registraram crescimento expressivo no número de passageiros foram São Caetano do Sul (SP), com crescimento de 218%, em 4 meses; Luziânia (GO), com um aumento de 202%, em apenas dois meses; e Ibirité (MG), com aumento de 106% na demanda, em um período de 3 meses. Tais números exemplificam a mudança drástica no comportamento dos usuários e no perfil das viagens, que estão optando mais pelo transporte público, a partir do benefício.

 Em Macapá

Josiel Alcolumbre, suplente de senador da República (União Brasil-AP), já encomendou trabalho do Núcleo de Mobilidade Urbana da Unifap, sob coordenação da engenheira professora Baddini, para estudos sobre a ‘tarifa zero’ no transporte coletivo em Macapá.

A proposta é praticar, em Macapá, a tarifa zero no seu sentido mais amplo, em todas as linhas e em todos os bairros.