A entrega de 140 kits de equipamentos foi destinada para todos os órgãos autorizados.

O Governo do Amapá iniciou mais uma etapa do processo de emissão da nova Carteira Nacional de Identidade (CNI), com a entrega de 140 kits de equipamentos, com scanner, coletor de assinatura, leitor biométrico, webcam, notebook e módulo cenário. A emissão do documento deve iniciar ainda este mês.

O cronograma de emissão do novo documento está previsto para iniciar ainda neste semestre (Foto: Arquivo JAA-Netto Lacerda/GEA).

Todo o processo está sendo coordenado pela Polícia Científica do Amapá. De acordo com o diretor-geral da Polícia Científica, Marcos Aurélio Ferreira, essa é uma das fases finais do processo, antes do lançamento da data de emissão do novo documento.

“Com a fase de transição, desde janeiro, estamos finalizando a migração de mais de um milhão de dados, dos antigos documentos, para o novo software. Também já realizamos o treinamento de mais de 200 servidores da rede Super Fácil e das prefeituras, onde temos postos mais avançados. A próxima fase consiste na instalação e teste dos equipamentos, que será feita no decorrer desta semana, para que, ainda neste semestre, seja marcada a data para início das emissões”, explicou o gestor.

Somente nas unidades do Super Fácil, local onde se concentra a maior demanda das emissões, foram entregues 80 kits de equipamentos, na última terça-feira, 11. Para a diretora das redes do Super Fácil, Renata Santana, os kits serão distribuídos em 10 municípios e em todos os boxes das 14 unidades.

“São equipamentos modernos que irão facilitar a vida do cidadão, com o documento único e totalmente reformulado. Esse é mais um investimento do Governo do Estado para melhorar a vida das pessoas, dentro de um processo que foi se construindo ao longo do tempo. Estamos muito ansiosos para iniciar as emissões e fazer essa entrega para a sociedade amapaense”, frisou Renata.

 Onde solicitar o documento?

O novo documento de identificação será emitido nas unidades da Polícia Científica, sem custos para o cidadão. No Amapá, existem mais de 20 unidades de atendimento da instituição. Na rede Super Fácil são 14 postos, distribuídos por Macapá e pelo interior.

Além disso, há locais no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), na Defensoria Pública do Estado, ambos em Macapá, e nas prefeituras dos municípios de Mazagão, Cutias e Vitória do Jari.

 Inovação

A Carteira de Identidade Nacional engloba tecnologias e elementos de segurança que garantem a identificação, através de um documento seguro, de acordo com modelos já implementados internacionalmente.

Entre as inovações incorporadas no documento, está a inclusão do QR Code, que apresenta opção de checagem fácil e confiável, pelas instituições da Segurança Pública e por unidades de atendimento públicos e privados.

O documento utilizará um único número, o do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e será válido em todo o Brasil.

 Já devo trocar o documento?

A Polícia Científica reforça que não há necessidade de troca imediata dos documentos, pois as carteiras de identidade antigas continuam válidas até 2032.

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os estados realizarão o planejamento para troca das carteiras de identidade de acordo com a capacidade operacional de cada local.